Busca avançada
Ano de início
Entree

Variações nas taxas de recrutamento e potencial reprodutivo de invertebrados do entremarés de costões rochosos em resposta a alterações bruscas do nível do mar guiados por tempestades e por impacto das ondas

Processo: 11/20658-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2013
Vigência (Término): 31 de outubro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Aurea Maria Ciotti
Beneficiário:Ana Carolina de Azevedo Mazzuco
Supervisor no Exterior: Jesús Gabriel Pineda Aguilar
Instituição-sede: Centro de Biologia Marinha (CEBIMAR). Universidade de São Paulo (USP). São Sebastião , SP, Brasil
Local de pesquisa : Woods Hole Oceanographic Institution (WHOI), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:11/12760-4 - Variações nas taxas de recrutamento e potencial reprodutivo de invertebrados do entremarés de costões rochosos em resposta a alterações bruscas do nível do mar guiados por tempestades e por impacto das ondas, BP.DR
Assunto(s):Invertebrados marinhos

Resumo

Processos oceanográficos de meso-escala produzem contrastes no ambiente pelágico em função do aumento da produtividade primária, variações na temperatura da água e no padrão de correntes superficiais com implicações ecológicas importantes para as comunidades bentônicas costeiras. Estas feições geram variações espaço-temporais potenciais no suprimento de larvas a costa e também no potencial reprodutivo das comunidades bentônicas. O presente projeto investigará a variabilidade espaço-temporal dos processos de potencial reprodutivo e recrutamento, e de sua inter-relação, ao longo da costa na Face Leste da Ilha de São Sebastião-SP. Em função da dinâmica meteorológica-oceanográfica a qual esta região está sujeita, pretende-se centrar a investigação na avaliação o efeito do impacto da ação de ondas, da área de emersão, da temperatura e da concentração de clorofila-a sobre os potencial reprodutivo e o recrutamento, e sobre os padrões espaço-temporais encontrados. Cirripedes e bivalves serão utilizados como modelos biológicos para descrição dos processos de interesse. As observações serão conduzidas quinzenalmente por um ano, utilizando métodos amostrais integrativos. Os dados obtidos serão analisados de três maneiras: avaliar o efeito de cada fenômeno oceanográfico sobre os processos ecológicos separadamente; avaliar se há coerência temporal na flutuação das variáveis oceanográficas e ecológicas, e por final, criar um modelo teórico sobre a influência direta e indireta das variáveis oceanográficos sobre os padrões biológicos em estudo. Acredita-se que esse estudo contribuirá para a compreensão da relação entre pelagial e bentônico na área de estudo, gerando dados integrados espaço-temporalmente necessários para a formulação de modelos ecológicos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE AZEVEDO MAZZUCO, ANA CAROLINA; CHRISTOFOLETTI, RONALDO ADRIANO; COUTINHO, RICARDO; CIOTTI, AUREA MARIA. The influence of atmospheric cold fronts on larval supply and settlement of intertidal invertebrates: Case studies in the Cabo Frio coastal upwelling system (SE Brazil). JOURNAL OF SEA RESEARCH, v. 137, p. 47-56, JUL 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.