Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da atenção espacial automática mobilizada por estímulos de diferentes modalidades

Processo: 11/20974-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Luiz Eduardo Ribeiro Do Valle
Beneficiário:Luana Lira Righi Quachio
Supervisor no Exterior: Martin Eimer
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of London, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:09/50183-9 - Efeitos da atenção espacial auditiva em diferentes tarefas de discriminação visual, BP.DR
Assunto(s):Atenção visual   Discriminação do estímulo   Tempo de reação   Ruído   Sinal (comunicação não verbal)

Resumo

Existem evidências de que os efeitos da atenção mobilizada por um estímulo visual sobre o processamento de um estímulo de mesma modalidade (atenção unimodal) são diferentes dos efeitos da atenção mobilizada por um estímulo auditivo sobre o processamento de um estímulo visual (atenção intermodal). Com o objetivo de analisar essas diferenças, foram realizados três experimentos comportamentais durante o doutorado realizado no Brasil. Os resultados mostraram que os efeitos da atenção intermodal se manifestam comportamentalmente em um intervalo de tempo mais longo do que os efeitos da atenção unimodal na ausência de ruído no fundo da tela. Estes achados sugerem que os mecanismos da atenção intermodal demoram mais tempo para se completar e são provavelmente mais complexos do que os mecanismos da atenção unimodal. Esta hipótese poderia ser reforçada por medidas dos correlatos eletrofisiológicos destes dois tipos de atenção, mais especificamente por meio de potenciais relacionados ao evento (PRE). Desta maneira, se o atraso na manifestação do efeito comportamental da atenção intermodal for realmente resultado de um tempo mais longo para atuação deste tipo de atenção, observaremos uma latência maior também da onda N2pc que a representa. Com o estágio a ser realizado no exterior será possível obter treinamento das técnicas de PRE. Estas serão posteriormente aplicadas no Brasil de forma que as questões do projeto de doutorado possam ser melhor respondidas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GRUBERT, ANNA; RIGHI, LUANA LIRA; EIMER, MARTIN. A unitary focus of spatial attention during attentional capture: Evidence from event-related brain potentials. JOURNAL OF VISION, v. 13, n. 3, SI 2013. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.