Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da atividade anti-inflamatória da antitrombina da serpente Bothropoides jararaca por análise proteômica

Processo: 11/21558-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 31 de maio de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Anita Mitico Tanaka-Azevedo
Beneficiário:Karen de Morais Zani
Supervisor no Exterior: Caroline Tokarski
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Université Lille 1 - Sciences et Technologies, França  
Vinculado à bolsa:09/50199-2 - Estudo da atividade antiinflamatória da antitrombina nativa da serpente Bothrops jararaca: clonagem e expressão da antitrombina, BP.DR
Assunto(s):Antitrombinas   Anticoagulantes   Anti-inflamatórios   Fisiologia comparada

Resumo

A antitrombina é uma glicoproteína plasmática pertencente à família das serpinas que desempenha um papel fundamental no controle da hemostasia, atuando como um importante inibidor da coagulação sangüínea através da inativação da trombina e de outras serinoproteases, como os fatores VIIa, IXa, Xa, XIa e XIIa.Além de participar como o principal inibidor fisiológico da coagulação sanguínea, a antitrombina possui ação anti-inflamatória, a qual é independente da sua ação anticoagulante. Essa serpina desempenha seu papel anti-inflamatório através da redução da síntese de mediadores pró-inflamatórios e modulação a ativação de leucócitos e de sua interação com a parede vascular. O nosso grupo isolou e caracterizou a antitrombina do plasma da serpente Bothropoides jararaca e os resultados obtidos demonstraram que esse inibidor, devido às suas características bioquímicas e funcionais, é semelhante às antitrombinas descritas em outras espécies. Esta molécula também apresenta atividade anti-inflamatória, sendo capaz de inibir a formação do edema de pata e a migração de células para a cavidade peritoneal induzidas por carragenina em camundongos.A fim de aprofundar os estudos sobre a antitrombina dessa serpente, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise proteômica comparativa entre o exsudato peritoneal de camundongos tratados com esta molécula e camundongos que não receberam tratamento, com o objetivo de identificar seu mecanismo de inibição bem como os mediadores envolvidos neste processo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MORAIS-ZANI, KAREN; GREGO, KATHLEEN F.; TORQUATO, RICARDO J. S.; SILVA, CAROLINE S.; TANAKA, APARECIDA S.; TANAKA-AZEVEDO, ANITA M. Cloning, Characterization and Anti-Inflammatory Properties of Bothrops jararaca Snake Antithrombin. PROTEIN AND PEPTIDE LETTERS, v. 22, n. 5, p. 410-418, 2015. Citações Web of Science: 1.
DE MORAIS-ZANI, KAREN; BARBOSA NUNES, FERNANDA PEIXOTO; DA SILVA, JACILENE BARBOSA; FERREIRA, MARCIO JOSE; GREGO, KATHLEEN FERNANDES; LOPES-FERREIRA, MONICA; TANAKA, APARECIDA SADAE; TANAKA-AZEVEDO, ANITA MITICO. The anti-inflammatory action of Bothrops jararaca snake antithrombin on acute inflammation induced by carrageenan in mice. Inflammation Research, v. 62, n. 8, p. 733-742, AUG 2013. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.