Busca avançada
Ano de início
Entree

Modulação química epigenética de culturas de cianobactérias marinhas

Processo: 12/00246-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Hosana Maria Debonsi
Beneficiário:Rafael de Felício
Supervisor no Exterior: William H. Gerwick
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of California, San Diego (UC San Diego), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:10/17178-9 - Produtos naturais marinhos: isolamento e identificação de metabólitos inéditos a partir de fungos endofíticos e cianobactérias utilizando técnicas de eliciação química epigenética e desreplicação via redes moleculares, BP.DR
Assunto(s):Cianobactérias   Produtos naturais

Resumo

Os produtos naturais continuam representando a fonte mais importante de novas substâncias bioativas, destacando a riqueza do ambiente marinho que permanece praticamente inexplorado. Neste contexto, cianobactérias surgem como uma classe de micro-organismos com grande potencial farmacêutico visto seus metabólitos apresentando estruturas químicas intrigantes, bem como atividades biológicas expressivamente potentes. Atualmente, a pesquisa em produtos naturais tem esbarrado em alguns problemas como alta taxa de redescoberta de substâncias ou mesmo a baixa quantidade obtida, o que restringe ensaios clínicos e outros estudos. Recentes estudos genômicos têm mostrado que vários fungos e bactérias possuem um potencial biossintético superior à quantidade de metabólitos secundários já isolados desses micro-organismos, e que existe uma tendência de não expressarem todas as suas rotas biossintéticas em condições laboratoriais. Com isso, estratégias alternativas para induzir a produção de produtos naturais microbianos são necessárias, como por exemplo, utilização de substâncias químicas que atuem como moduladores epigenéticos. Visto a escassez de estudos relacionando cianobactérias e modulação epigenética, somado a experimentos iniciais (realizados no Instituto Scripps de Oceanografia (SIO) - San Diego, CA, EUA) nos quais a espécie Phormidium sp. teve a expressão de um de seus metabólitos aumentada em mil vezes, a Profa. Dra. Hosana Maria Debonsi realizou seu pós-doutoramento neste tema no SIO e obteve resultados importantes e interessantes. Sendo assim, o presente projeto de doutorado sanduíche no exterior propõe a continuidade dos experimentos utilizando eliciadores epigenéticos em cianobactérias marinhas no SIO, o que virá complementar o projeto de doutorado do proponente Rafael de Felício, que atualmente trabalha com modulação epigenética de fungos endofíticos marinhos, além de promover a fixação da pesquisa com micro-organismos, neste caso cianobactérias marinhas, no grupo da Profa. Hosana e mesmo na química de produtos naturais marinhos no Brasil. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
YANG, JANE Y.; SANCHEZ, LAURA M.; RATH, CHRISTOPHER M.; LIU, XUETING; BOUDREAU, PAUL D.; BRUNS, NICOLE; GLUKHOV, EVGENIA; WODTKE, ANNE; DE FELICIO, RAFAEL; FENNER, AMANDA; WONG, WENG RUH; LININGTON, ROGER G.; ZHANG, LIXIN; DEBONSI, HOSANA M.; GERWICK, WILLIAM H.; DORRESTEIN, PIETER C. Molecular Networking as a Dereplication Strategy. Journal of Natural Products, v. 76, n. 9, p. 1686-1699, SEP 2013. Citações Web of Science: 210.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.