Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização in situ de catalisadores utilizando multi-técnicas em síncrotron

Processo: 12/00523-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 02 de julho de 2012
Vigência (Término): 01 de julho de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química
Pesquisador responsável:José Maria Correa Bueno
Beneficiário:Débora Motta Meira
Supervisor no Exterior: Sakura Pascarelli
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : European Synchrotron Radiation Facility (ESRF), França  
Vinculado à bolsa:10/52291-0 - Compreensão das propriedades estruturais e de superfície de catalisadores de platina promovidos com cério através de técnicas de caracterização in situ sob a reação de deslocamento gás-água, BP.DR
Assunto(s):Catálise

Resumo

O principal objetivo desse trabalho é compreender, sob condições reacionais, o papel da fase metálica (M = Pt, Au e Rh) e o sinergismo desta com o suporte nas reações de deslocamento gás-água e reforma a vapor do metano para catalisadores M/CeO2-Al2O3. Ambas as reações são importantes para produzir hidrogênio puro, uma fonte energética estratégica para diversas tecnologias. Assim, uma abordagem empregando multi-técnicas e radiação síncrotron será utilizada sob condições reacionais. Dois tipos de experimentos estão planejados; o primeiro é a combinação de espectroscopia de absorção de raios X (XAS) ou difração de raios X (XRD) com espectroscopia no infravermelho (DRIFTS) acoplado a um espectrômetro de massas para obter informações com resolução temporal sobre o estado de oxidação, tamanho de partícula, estrutura e espécies formadas na superfície do catalisador em função das condições reacionais (temperatura e gases de alimentação) e método de preparação dos catalisadores. Experimentos de QuXAS/DRIFTS e HXRD/DRIFTS serão realizados no ESRF, França, nas linhas de luz BM23 ou ID24 e ID15, respectivamente. O segundo tipo de experimentos consiste em observar as características dos catalisadores com resolução espacial, ao longo do leito catalítico, usando para isso um reator capilar. Esses estudos são parte da tese de doutorado da candidata. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MEIRA, D. M.; RIBEIRO, R. U.; MATHON, O.; PASCARELLI, S.; BUENO, J. M. C.; ZANCHET, D. Complex interplay of structural and surface properties of ceria on platinum supported catalyst under water gas shift reaction. APPLIED CATALYSIS B-ENVIRONMENTAL, v. 197, n. SI, p. 73-85, NOV 15 2016. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.