Busca avançada
Ano de início
Entree

Degradação de herbicidas mediante processo eletro Fenton e fotoeletro Fenton solar em planta piloto de fluxo

Processo: 12/00736-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Adalgisa Rodrigues de Andrade
Beneficiário:Angelo Ricardo Fávaro Pipi
Supervisor no Exterior: Enrique Brillas Coso
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universitat de Barcelona (UB), Espanha  
Vinculado à bolsa:10/08588-9 - Oxidação de herbicidas através de processo eletroquímico e fotoeletroquímico utilizando anodos dimensionalmente estáveis: Ti/IrO2, Ti/RuO2 e BDD, BP.DR
Assunto(s):Eletroquímica   Herbicidas

Resumo

Tradicionalmente, o tratamento de águas contaminadas com compostos orgânicos estáveis é realizado através de coagulação química e tratamento biológico, seguido de adsorção com carbono ativado; sendo métodos muitas vezes ineficientes. Neste sentido, nos últimos anos têm-se desenvolvido processos mais eficazes, tais como os processos eletroquímicos de oxidação avançada (POEAs), que proporcionam excelentes resultados para degradar águas contaminadas com herbicidas e possuem muitas vantagens sobre os métodos tradicionais: não afetam o meio ambiente, grande versatilidade, eficiência energética, facilidade de uso, automação e segurança para operar em condições ambientes. Estes tratamentos são baseados em tratamento químico, fotoquímico e eletroquímico que têm em comum a geração de radical hidroxila como potentes oxidantes orgânicos.Como POEA, podemos citar o processo eletro Fenton, que é a geração de peróxido de hidrogênio sobre um cátodo que em presença de íons Fe2+ forma radical *OH capaz de oxidar o contaminante. Se a este método acrescentarmos luz UVA, a eficiência de degradação aumenta dando lugar ao método conhecido como fotoeletro Fenton. Por outro lado, a oxidação anódica é onde se aplica um potencial suficiente para que ocorra a descarga da molécula de água a fim de gerar radical *OH na superfície do eletrodo.Neste trabalho, propomos o estudo da degradação de dois herbicidas: Diuron e Alaclor, empregando os dois métodos supracitados. Para ambos os estudos espera-se determinar os parâmetros de degradação e estabelecer os possíveis mecanismos de oxidação no âmbito do processo aplicado. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PIPI, ANGELO R. F.; DE ANDRADE, ADALGISA R.; BRILLAS, ENRIC; SIRES, IGNASI. Total removal of alachlor from water by electrochemical processes. Separation and Purification Technology, v. 132, p. 674-683, AUG 20 2014. Citações Web of Science: 32.
PIPI, ANGELO R. F.; SIRES, IGNASI; DE ANDRADE, ADALGISA R.; BRILLAS, ENRIC. Application of electrochemical advanced oxidation processes to the mineralization of the herbicide diuron. Chemosphere, v. 109, p. 49-55, AUG 2014. Citações Web of Science: 32.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.