Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinâmica fluvial em sistemas fluviais meandrantes, um estudo de caso do Rio do Peixe, Brasil

Processo: 12/00959-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 16 de abril de 2012
Vigência (Término): 15 de setembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Pesquisador responsável:Paulo Cesar Rocha
Beneficiário:Eduardo Souza de Morais
Supervisor no Exterior: Janet Mary Hooke
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Liverpool, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:11/11208-6 - Identificação de formas e processos geomorfológicos na planície do rio do peixe: o papel dos agentes naturais e antrópicos em sua evolução, BP.DR
Assunto(s):Sensoriamento remoto   Navegação fluvial

Resumo

O projeto tem por objetivo analisar o sistema fluvial do rio do Peixe localizado no estado de São Paulo com o uso de sensoriamento remoto e fotografias aéreas. O rio do Peixe exibe um canal meandrante em um trecho de 60 km a jusante de sua foz. Essa área abriga importantes registros geomofológicos como paleocanais, terraços fluviais, lagos e barras fluviais. A identificação do quadro geomorfológico em escala de décadas possibilitará mostrar as características do canal, da planície de inundação e dos terraços fluviais. As imagens Landsat, dados SRTM e fotografias aéreas serão utilizadas para criar e organizar um Sistema de Informação Geográfico. A proposta é delimitar o canal, a planície de inundação e os terraços fluviais; determinar o tipo e a dinâmica das barras fluviais; dinâmica do canal; distribuição espacial da paleodrenagem e outras feições do sistema fluvial. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORAIS, EDUARDO S.; ROCHA, PAULO C.; HOOKE, JANET. Spatiotemporal variations in channel changes caused by cumulative factors in a meandering river: The lower Peixe River, Brazil. Geomorphology, v. 273, p. 348-360, NOV 15 2016. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.