Busca avançada
Ano de início
Entree

Simulação da emissão e mitigação de gases de efeito estufa pelo manejo de dejetos de bovinos de corte confinados no Brasil através da utilização do modelo matemático Manure-DNDC

Processo: 12/02642-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 15 de janeiro de 2013
Vigência (Término): 14 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Pesquisador responsável:Carlos Clemente Cerri
Beneficiário:Ciniro Costa Junior
Supervisor no Exterior: Changsheng Li
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of New Hampshire (UNH), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:10/05111-7 - Emissões de metano e óxido nitroso pelo manejo dos dejetos de bovinos de corte confinados no Brasil: caracterização, medidas experimentais e modelagem matemática, BP.DR
Assunto(s):Efeito estufa   Emissão de gases

Resumo

O Brasil, além de deter o maior rebanho comercial, é um dos maiores produtores de carne bovina. Essa produção é caracterizada por sistemas de pastagem, a qual atualmente provém cerca de 90% dos animais abatidos. Os 10% restantes são terminados em confinamentos. Diferentes tipos de produção de carne bovina (extensiva e intensiva) resultam em diferenciadas magnitudes de emissão de GHG, as quais geralmente estão ligadas a qualidade da dieta oferecida, que, na base animal, alteram o padrão das emissões de GHG via fermentação entérica e dejetos. A dieta de melhor qualidade oferecida aos bovinos em confinamentos leva a redução das emissões de metano (CH4) via fermentação entérica, mas por outro lado aumentam as emissões de CH4 e óxido nitroso (N2O) pelos dejetos excretados e em níveis dependentes do manejo desses dejetos. Por constituírem parâmetros de produção sustentável, o manejo de dejetos e suas respectivas emissões de GEE, que ainda não foram avaliadas em confinamentos no Brasil, precisam ser mais bem analisados e explorados. A utilização da modelagem matemática pode auxiliar na estimativa dessas emissões, não somente por permitir a integração de dados biogeoquímicos obtidos no campo, mas também por possibilitar a avaliação do impacto de diferentes práticas de manejo dos dejetos. O objetivo deste projeto é estimar a emissão e potenciais de mitigação de GEE por diferentes sistemas de manejo de dejetos de bovinos de corte confinados no Brasil, através da utilização do modelo matemático Manure-DNDC. Para isso, será simulada, a partir de resultados coletados a campo, a dinâmica do carbono e nitrogênio contido nos dejetos desde sua excreção nos currais de confinamento, passando por diversas formas de tratamento (montes, compostagem e biodigestão anaeróbia), até sua aplicação no campo (biodigeridos e com inibidores de nitrificação) e seus efeitos no solo. Além da publicação de artigos científicos, os resultados deste projeto poderão dar suporte à elaboração de relatórios de emissão de GEE e fornecer subsídios para o estabelecimento de melhores condições de manejo de dejetos em confinamentos de bovinos de corte no Brasil, visando à redução dessas emissões. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA JUNIOR, C.; CERRI, C. E. P.; DORICH, C. D.; MAIA, S. M. F.; BERNOUX, M.; CERRI, C. C. Towards a representative assessment of methane and nitrous oxide emissions and mitigation options from manure management of beef cattle feedlots in Brazil. MITIGATION AND ADAPTATION STRATEGIES FOR GLOBAL CHANGE, v. 20, n. 3, p. 425-438, MAR 2015. Citações Web of Science: 0.
COSTA JUNIOR, CINIRO; CERRI, CARLOS E. P.; PIRES, ALEXANDRE V.; CERRI, CARLOS C. Net greenhouse gas emissions from manure management using anaerobic digestion technology in a beef cattle feedlot in Brazil. Science of The Total Environment, v. 505, p. 1018-1025, FEB 1 2015. Citações Web of Science: 9.
COSTA, JR., CINIRO; LI, CHANGSHENG; CERRI, CARLOS E. P.; CERRI, CARLOS C. Measuring and modeling nitrous oxide and methane emissions from beef cattle feedlot manure management: First assessments under Brazilian condition. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL SCIENCE AND HEALTH PART B-PESTICIDES FOOD CONTAMIN, v. 49, n. 9, p. 696-711, 2014. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.