Busca avançada
Ano de início
Entree

Resistência e complacência de pulmões descelularizados durante o processo de recelularização com células-tronco

Processo: 12/04052-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 10 de julho de 2012
Vigência (Término): 09 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Luís Vicente Franco de Oliveira
Beneficiário:Paula Naomi Nonaka
Supervisor: Ramon Farre Ventura
Instituição Sede: Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Campus Memorial. São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universitat de Barcelona (UB), Espanha  
Vinculado à bolsa:11/21709-2 - Resistência e complacência de pulmões descelularizados durante o processo de recelularização com células-tronco., BP.DR
Assunto(s):Células-tronco   Mecânica respiratória
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bioengenharia | Células tronco | Descelularização | Mecânica Respiratória | Pulmões | Fisiologia da respiração/Mecânica pulmonar

Resumo

A matriz de órgãos descelularizados, potencialmente, mantém a arquitetura tridimensional e a composição bioquímica, bem como a microvasculatura do tecido original. Estas propriedades tornam o pulmão descelularizado, muito promissor para a geração bioartificial de pulmões funcionais, uma vez que proporciona uma melhor recriação do microambiente in vivo. As evidências científicas existentes apóiam a idéia de que o microambiente físico contribui significativamente para a modulação da diferenciação de células-tronco mesenquimais, embrionárias e derivadas de medula óssea. No entanto, não existem dados disponíveis até o momento, mostrando se o destino das células-tronco pluripotentes induzidas poderia ser especificamente afetado por estímulos físicos. O comportamento mecânico da resistência e da complacência de pulmões descelularizados no processo de recelularização com células-tronco ainda é desconhecido. Com isso, este estudo visa investigar em um modelo experimental animal, o comportamento das propriedades mecânicas de pulmões de ratos descelularizados por diferentes técnicas de descelularização e durante o processo de recelularização com células-tronco. Após o processo de descelularização dos pulmões, será realizada a quantificação de DNA e quantificação dos componentes da matriz extracelular (ECM). Durante a recelularização com células-tronco, os pulmões serão submetidos a um biorreator onde sofrerão ação de estímulos físicos que mimetizam a ventilação. Os parâmetros mecânicos serão coletados através do método de oclusão ao final da inspiração. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NONAKA, PAULA N.; URIARTE, JUAN J.; CAMPILLO, NOELIA; MELO, ESTHER; NAVAJAS, DANIEL; FARRE, RAMON; OLIVEIRA, LUIS V. F.. Mechanical properties of mouse lungs along organ decellularization by sodium dodecyl sulfate. Respiratory Physiology & Neurobiology, v. 200, p. 1-5, . (12/04052-2)
NONAKA, PAULA N.; CAMPILLO, NOELIA; URIARTE, JUAN J.; GARRETA, ELENA; MELO, ESTHER; DE OLIVEIRA, LUIS V. F.; NAVAJAS, DANIEL; FARRE, RAMON. Effects of freezing/thawing on the mechanical properties of decellularized lungs. Journal of Biomedical Materials Research Part A, v. 102, n. 2, p. 413-419, . (12/04052-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.