Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma visão interferométrica do discos de estrelas quentes

Processo: 12/04916-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 03 de setembro de 2012
Vigência (Término): 02 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Estelar
Pesquisador responsável:Alex Cavaliéri Carciofi
Beneficiário:Daniel Moser Faes
Supervisor no Exterior: Philippe Bendjoya
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Université Nice Sophia Antipolis, França  
Vinculado à bolsa:10/19060-5 - Uma visão interferométrica de discos de estrelas quentes, BP.DR
Assunto(s):Interferometria

Resumo

Entre as estrelas quentes, uma classe tem sido extensivamente estudada por técnicas modernas: as estrelas Be. Principalmente devido à interferometria, capaz de resolver angularmente o ambiente circunstelar e até mesmo a fotosfera destas estrelas, grandes progressos tem sido alcançados na compreensão de processos físicos de grande interesse astrofísico tais como rotação estelar, processos dinâmicos em discos astrofísicos, viscosidade cinemática, etc. O objetivo deste trabalho é investigar a história recente de Achernar, a estrela Be mais próxima. Para isto, vamos utilizar um grande conjunto de dados observacionais, que inclui espectro-interferometria AMBER (VLTI / ESO), espectroscopia FEROS (ESO) e polarimetria óptica (OPD / LNA). Nosso conjunto de dados é, sem dúvida, o melhor conjunto de observações disponível para uma estrela Be. O código de transferência radiativa HDUST será usado para analisar e interpretar o conjunto de dados observacionais, visando obter um modelo realista do ambiente físico circunstelar em interação com a fotosfera estelar. Propõe-se uma visita acadêmica à Universidade de Nice (França), onde o aluno vai passar um ano trabalhando com o Prof Dr. Armando Domiciano de Souza. O projeto irá apoiar e reforçar a colaboração existente entre o orientador e o Grupo de Interferometria de Nice. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FAES, D. M.; CARCIOFI, A. C.; RIVINIUS, TH.; STEFL, S.; BAADE, D.; DE SOUZA, A. DOMICIANO. Differential interferometric phases at high spectral resolution as a sensitive physical diagnostic of circumstellar disks. Astronomy & Astrophysics, v. 555, JUL 2013. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.