Bolsa 12/05065-0 - Neoplasias, Neoplasias mamárias - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da angiogênese em resposta ao tratamento com melatonina no câncer de mama

Processo: 12/05065-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2012
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2012
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Debora Aparecida Pires de Campos Zuccari
Beneficiário:Bruna Victorasso Jardim-Perassi
Supervisor: Ali Syed Arbab
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Henry Ford Health System, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:11/01054-1 - Avaliação da angiogênese em resposta ao tratamento com melatonina no câncer de mama: estudo in vitro e in vivo, BP.DR
Assunto(s):Neoplasias   Neoplasias mamárias   Melatonina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Câncer de mama | HIF-1 alpha | melatonina | Spect | Vegf | Oncologia Experimental

Resumo

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum em mulheres, sendo que a principal causa de morte das pacientes deve-se ao crescimento tumoral e desenvolvimento de metástase. O crescimento do tumor requer a formação de novos vasos que são estimulados pelo fator de crescimento endotelial vascular (VEGF) expresso sob o controle do fator induzível por hipóxia - 1± (HIF-1±). Assim, o VEGF, seus receptores e as moléculas envolvidas na angiogênese são uns dos principais alvos de novos agentes terapêuticos. Alguns trabalhos demonstram que a introdução exógena de melatonina, um hormônio secretado pela glândula pineal, apresenta efeitos oncostáticos, e pode reduzir a angiogênese em alguns tipos tumorais, porém essa relação ainda não foi descrita para o câncer de mama. Assim, o objetivo desse estudo é avaliar os efeitos do tratamento com melatonina na angiogênese mediada pelo VEGF no câncer de mama. Serão utilizados camundongos nude atímicos, nos quais serão implantadas células da linhagem MDA-MB-231, para o desenvolvimento de câncer de mama. Os animais serão divididos em dois grupos, sendo um tratado com melatonina e o outro não. Ao final do tratamento, será realizada a técnica de tomografia computadorizada por emissão de fóton único (SPECT) com a utilização do agente Tc-99m-HYNIC-VEGF-c que permite a análise da angiogênese in vivo. Os dados obtidos nesse estudo poderão fornecer indícios para a utilização da melatonina como agente terapêutico no tratamento do câncer de mama, reduzindo o crescimento tumoral e melhorando o prognóstico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JARDIM-PERASSI, BRUNA VICTORASSO; ARBAB, ALI S.; FERREIRA, LIVIA CARVALHO; BORIN, THAIZ FERRAZ; VARMA, NADIMPALLI R. S.; ISKANDER, A. S. M.; SHANKAR, ADARSH; ALI, MESER M.; PIRES DE CAMPOS ZUCCARI, DEBORA APARECIDA. Effect of Melatonin on Tumor Growth and Angiogenesis in Xenograft Model of Breast Cancer. PLoS One, v. 9, n. 1, . (11/01054-1, 11/01052-9, 12/05065-0)