Busca avançada
Ano de início
Entree

Algoritmos para determinação de vencedores e precificação em leilões combinatóriais

Processo: 12/08222-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 31 de outubro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Teoria da Computação
Pesquisador responsável:Flávio Keidi Miyazawa
Beneficiário:Carlos Eduardo de Andrade
Supervisor no Exterior: Mauricio G. C. Resende
Instituição-sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : AT&T Labs Research, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:10/05233-5 - Algoritmos evolutivos para alguns problemas em telecomunicações, BP.DR
Assunto(s):Teoria dos jogos   Otimização combinatória   Heurística   Algoritmos   Custos e análise de custo

Resumo

Os leilões são considerados a maneira mais generalizada de alocação e precificação de bens e serviços quando se desconhece o valor real destes. Tradicionalmente, em um leilão é negociado um item ou grupo de itens onde os agentes envolvidos, conhecidos como licitantes, podem apenas submeter lances sobre um item ou um pacote de itens. Este tipo de negociação pode não levar a eficiência econômica do mercado porque os licitantes podem não ser capazes de expressar suas preferências completamente. Para contornar esta questão, os leilões combinatoriais permitem que os licitantes submetam diversos lances para vários subconjuntos de itens, não necessariamente disjuntos, podendo assim expressar a complementariedade e a substituibilidade entre os itens desejados. Os desafios destes tipos de leilões são o tamanho das instâncias que, geralmente são exponenciais nos números de lances efetuados, e o problema de determinação de vencedores que é NP-difícil (mesmo com uma entrada polinomial), o que exige um grande esforço computacional. Estamos interessados em estratégias recentes para tratar estes problemas, como algoritmos exatos especializados e heurísticas que possam garantir propriedades econômicas desejáveis, como obtenção de determinados equilíbrios e precificação justas. Para isso, propomos a investigação e desenvolvimento de métodos exatos e heurísticos, sua discussão e comparação com resultados recentes da literatura, além de experimentos computacionais para comprovação da eficácia e eficiência dos métodos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDRADE, CARLOS E.; RESENDE, MAURICIO G. C.; ZHANG, WEIYI; SINHA, RAKESH K.; REICHMANN, KENNETH C.; DOVERSPIKE, ROBERT D.; MIYAZAWA, FLAVIO K. A biased random-key genetic algorithm for wireless backhaul network design. APPLIED SOFT COMPUTING, v. 33, p. 150-169, AUG 2015. Citações Web of Science: 8.
DE ANDRADE, CARLOS EDUARDO; TOSO, RODRIGO FRANCO; RESENDE, MAURICIO G. C.; MIYAZAWA, FLAVIO KEIDI. Biased Random-Key Genetic Algorithms for theWinner Determination Problem in Combinatorial Auctions. EVOLUTIONARY COMPUTATION, v. 23, n. 2, p. 279-307, SUM 2015. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.