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A memória, a percepção e as micropercepções no processo de criação do ator

Processo: 12/08594-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Renato Ferracini
Beneficiário:Melissa dos Santos Lopes
Supervisor no Exterior: Paulo Filipe Monteiro
Instituição-sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universidade Nova de Lisboa, Portugal  
Vinculado à bolsa:10/07297-0 - A memória, a percepção e as micro percepções no processo de criação do ator, BP.DR
Assunto(s):Consciência corporal

Resumo

Esta pesquisa de doutorado tem como foco a investigação, reflexão e análise dos seguintes termos práticos-conceituais: memória, percepção e micro percepção, extrapolando as relações entre estes, a partir do recorte de algumas pedagogias direcionadas ao trabalho do ator, qual seja: o método interpretativo de Stanislavski e os impulsos e treinamentos psico-físicos de Grotowski.A pergunta e pressuposto básico desse projeto é justamente tentar problematizar e discutir esses conceitos de ordem prática de um fazer a partir e com conceitos redimensionados de memória e micropercepção. O conceito de memória tem como fundamento as reflexões advindas de duas principais obras: "Matéria e Memória", de Bergson e "Bergsonismo" de Deleuze. Já o conceito de micropercepção tem como estado da arte as obras: "Novos Ensaios para O entendimento Humano", de Leibiniz, "Leibniz e a Dobra", em Deleuze e "E imagem-nua e as pequenas percepções" e "Movimento Total" esses últimos de José Gil. Esses autores nos darão o ponto de partida para análise conceitual e não serão objeto de análise do projeto.A reflexão teórica deverá ser acompanhada e atravessada pela investigação prática da atriz pesquisadora, dentro do Grupo Matula Teatro, Campinas/SP (do qual faz parte desde 2000) e principalmente ancorada no processo de criação do espetáculo "Memória da Cana", já desenvolvido pelo coletivo teatral Os Fofos em Cena, São Paulo/SP, a fim de que se verifique empiricamente a validade dos conceitos teóricos desenvolvidos ao longo deste estudo no exercício prático da atuação. (AU)