Busca avançada
Ano de início
Entree

Estabelecimento e cultivo de iPS a partir de fibroblastos caninos

Processo: 12/09631-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 15 de agosto de 2012
Vigência (Término): 14 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo Ambrósio
Beneficiário:Natalia Juliana Nardelli Gonçalves
Supervisor no Exterior: Jorge A. Piedrahita
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Local de pesquisa : North Carolina State University (NC State), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:11/22915-5 - Geração de células tronco pluripotentes caninas através de mecanismos in vivo e in vitro, BP.DR
Assunto(s):Células-tronco embrionárias

Resumo

Células tronco pluripotentes induzidas (iPSCs) são geradas a partir de reprogramação direta e mantém o perfil molecular e o potencial de desenvolvimento de células tronco embrionárias (CTE), no entanto, vários estudos têm sugerido que as diferenças sutis na expressão do gene ou modificações de cromatina produzem linhagens de células iPS com pluripotência reduzida quando comparadas com CTE. Para aproveitar todo o potencial da tecnologia iPSC, é importante compreender os mecanismos subjacentes a estas perguntas. O modelo canino, neste sentido, é de fundamental importância para a medicina regenerativa uma vez que este provê a possibilidade de estudos em modelos naturais de diversas enfermidades. Portanto, o objetivo deste estudo é o de dissecar os mecanismos celulares envolvidos na pluripotência em cães para o estabelecimento de células iPS, aliado à implementação de tecnologias de "genome-editing" ou "edição do genoma", para que possam ser utilizadas para a terapia celular e outros fins. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Parceria busca linhagem segura de células-tronco para tratar lesão medular 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GONCALVES, N. J. N.; BRESSAN, F. F.; ROBALLO, K. C. S.; MEIRELLES, F. V.; XAVIER, P. L. P.; FUKUMASU, H.; WILLIAMS, C.; BREEN, M.; KOH, S.; SPER, R.; PIEDRAHITA, J.; AMBROSIO, C. E. Generation of LIF-independent induced pluripotent stem cells from canine fetal fibroblasts. Theriogenology, v. 92, p. 75-82, APR 1 2017. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.