Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de procedimento analítico para a determinação de antibióticos em águas utilizando técnicas de microextração e cromatografia por injeção sequencial

Processo: 12/14950-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Fábio Rodrigo Piovezani Rocha
Beneficiário:Alex Domingues Batista
Supervisor no Exterior: Petr Solich
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Local de pesquisa : Charles University in Prague (CU), República Tcheca  
Vinculado à bolsa:11/06437-6 - Sistemas de análises em fluxo aplicados à determinação de poluentes emergentes, BP.DR
Assunto(s):Antibióticos   Água

Resumo

Antibióticos são utilizados amplamente como agentes antimicrobianos em animais e humanos. Muitas destas moléculas não são metabolizadas completamente pelos organismos e acabam sendo inseridas no ambiente através dos dejetos gerados. Detectados em solo e corpos d'água, estes compostos podem favorecer a resistência de microrganismos aos antibióticos, além de serem tóxicos a determinados organismos vivos. O presente projeto visa o desenvolvimento de procedimentos de preparo de amostra hifenados com cromatografia por injeção sequencial para a determinação de antibióticos ²-lactâmicos em águas. Para o desenvolvimento dos procedimentos analíticos, pretende-se empregar procedimentos de microextração em fase sólida ou líquido-líquido visando à minimização do consumo de amostra e solventes e da geração de resíduos, fatores importantes dos pontos de vista econômico e ambiental. A hifenação com sistemas de cromatografia por injeção sequencial pode possibilitar o desenvolvimento de procedimentos rápidos, mais ambientalmente amigáveis e com menor custo para a determinação de antibióticos em águas devido à possibilidade do gerenciamento de fases móveis e reagentes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BATISTA, ALEX D.; CHOCHOLOUS, PETR; SATINSKY, DALIBOR; SOLICH, PETR; ROCHA, FABIO R. P. On-line hyphenation of solid-phase extraction to chromatographic separation of sulfonamides with fused-core columns in sequential injection chromatography. Talanta, v. 133, n. SI, p. 142-149, FEB 2015. Citações Web of Science: 19.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.