Busca avançada
Ano de início
Entree

Adaptações morfoanatômicas de espécies da subtribo Lychnophorinae (Asteraceae: Vernonieae) às condições ambientais

Processo: 12/16071-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 31 de maio de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Morfologia Vegetal
Pesquisador responsável:Beatriz Appezzato da Glória
Beneficiário:Makeli Garibotti Lusa
Supervisor no Exterior: Daniela Ciccarelli
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Local de pesquisa : Università di Pisa, Itália  
Vinculado à bolsa:10/02085-5 - Morfoanatomia e fitoquímica de espécies da subtribo Lychnophorinae (Asteraceae: Vernonieae) como subsídios para a análise filogenética do grupo, BP.DR

Resumo

A subtribo Lychnophorinae tem uma distribuição quase restrita ao Brasil, ocupando principalmente áreas de Campo Rupestre e de Cerrado Rupestre do Planalto Central. Por ocuparem tais ambientes, as espécies de Lychnophorinae estão sujeitas à intensa radiação solar, a flutuações na temperatura diária, a escassez hídrica durante o outono e o inverno e a ocorrência de fogo, o que pode estar relacionado a uma série de adaptações estruturais nessas plantas. Além disso, uma das espécies eleitas para esse estudo tem ocorrência na Zona da Mata nordestina, ambiente fragmentado da Mata Atlântica, bastante diferenciado das áreas do Cerrado. No contexto do entendimento das relações filogenéticas da subtribo Lychnophorinae é importante compreender quais características são consideradas adaptações ao ambiente e dentre essas, quais podem ser consideradas sinapomorfias ou podem ser denominadas convergências evolutivas. Para tal, serão confeccionadas e analisadas lâminas histológicas, seguindo as técnicas usuais para microscopia de luz. Os dados serão comparados com a literatura e posteriormente serão discutidos com a supervisora. Assim, pretende-se identificar as características que podem ser consideradas estratégias adaptativas para a ocupação de diferentes ambientes e espera-se contribuir para o conhecimento da subtribo Lychnophorinae verificando se essas características possuem valor taxonômico para considerações filogenéticas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUSA, MAKELI GARIBOTTI; APPEZZATO-DA-GLORIA, BEATRIZ; LOEUILLE, BENOIT; BARTOLI, GIACOMO; CICCARELLI, DANIELA. Functional groups in Lychnophorinae (Asteraceae: Vernonieae) based on morphological and anatomical traits. Australian Journal of Botany, v. 62, n. 2, p. 150-163, 2014. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.