Bolsa 11/04899-2 - Psicanálise, Psicotrópicos - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma Análise dos efeitos do uso a longo prazo de antidepressivos

Processo: 11/04899-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2012
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Silvio Yasui
Beneficiário:Kwame Yonatan Poli dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Psicanálise   Psicotrópicos   Medicalização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:medicalização | Psicanálise | Psicofarmacos | Sintoma | Atenção Psicossocial

Resumo

A sociedade atual vive desde a década de 50 uma "revolução psicofarmacológica", em que os avanços tecnológicos da psiquiatria e da neurologia possibilitaram a criação de dispositivos que conseguem visualizar o funcionamento físico-químico do cérebro, essa tecnologia revolucionou o campo da saúde mental, de maneira que o paradigma de tratamento de sofrimento psíquico passou ser baseado, na maioria das vezes, na utilização de psicotrópicos. Dessa forma, o sintoma passou a ser o alvo a ser eliminado no tratamento, visto como uma causa em si, um fenômeno ateórico, sem história e explicado como o déficit de alguma substância neuroquímica, a ser corrigido por meio de psicotrópicos. A partir da teoria psicanalítica, sabemos da importância do sintoma, esse possui uma "positividade simbólica", pois expressa uma tentativa de resolução de um conflito psíquico e uma vez silenciada essa expressividade, resultaria conjuntamente no apagamento da singularidade do sujeito. Muitos dos psicotrópicos são destinados a remediar o mal-estar compartilhado na nossa sociedade. Nesse cenário, esse projeto de pesquisa qualitativa, utilizando-se da psicanálise como referencial analítico, pretende analisar os efeitos do uso a longo prazo de psicofármacos. Serão entrevistados sujeitos que usam antidepressivos por três anos ou mais. Visa-se, com esse estudo, aprofundar a discussão a respeito do crescimento da utilização de psicofármacos no tratamento de psicopatologias.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Kwame Yonatan Poli dos. Uma análise dos efeitos do uso a longo prazo de antidepressivos. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Assis Assis.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.