Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos celulares e moleculares envolvidos na resposta inflamatória induzida pela carragenina em camundongos sadios e diabéticos

Processo: 12/06652-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Joilson de Oliveira Martins
Beneficiário:Fernanda Peixoto Barbosa Nunes
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/02272-0 - Efeito da insulina na inflamação pulmonar secundária a sepse, na imunidade inata, na ativação do seu gene (BGK) e seus receptores (IR-A e IR-B), AP.JP
Assunto(s):Camundongos   Carragenina   Diabetes mellitus   Transdução de sinais   Resposta inflamatória   Insulina

Resumo

O diabetes mellitus é uma doença metabólica associada a um risco aumentado a infecções que afetam mucosas e tecidos moles. A insulina regula o metabolismo celular modulando a atividade de proteínas envolvidas na sinalização intracelular. Este projeto pretende avaliar o papel da insulina sobre a expressão de mediadores químicos pró e anti-inflamatórios, como também sua ação sobre a expressão de moléculas de adesão, sobre a funcionalidade de macrófagos peritoneais e sobre a expressão de proteínas de sinalização celular acionadas na vigência da inflamação em cavidade peritoneal (peritonite) induzida por carragenina em camundongos, enfocando as vias da MAPK, ERK e NF-ºB, além de avaliar o efeito da insulina na ativação do seu gene (²GK) e seus receptores IR-A e IR-B. Para tanto serão avaliados: a) o número de células no exsudato peritoneal, o leucograma e a glicemia (monitor de glicose); b) os níveis séricos de corticosterona e insulina (ELISA); c) as concentrações de citocinas (IL-1Beta, TNF-alfa, IL-6, MIF-1, IFN-gama, IL-4, IL-10, IL-12, CINC-1 e CINC-2) no exsudato peritoneal pela técnica de ELISA; d) a expressão das enzimas COX-2 e iNOS, das moléculas envolvidas na sinalização intracelular (p38 MAPK, ERK1/2, p65-NF-kB, AP-1, IRF-3, TIR, TRIF, TRAM) e a expressão do receptor TLR-4 em macrófagos peritoneais (MPs) pela técnica de Western blot; e) a expressão das moléculas de adesão (P-selectina, ICAM-1 e PECAM-1) no endotélio vascular do mesentério por imunohistoquímica; f) a expressão da molécula de adesão Mac-1 em leucócitos por meio de citometria de fluxo; g) o índice fagocítico e a produção de óxido nítrico por macrófagos peritoneais, h) as citocinas e vias de sinalização intracelular alteradas na vigência da inflamação ou no diabetes serão também analisadas quanto a sua expressão de RNA mensageiro pela técnica de RT-PCR em tempo real; i) além de avaliar a ativação que a insulina promove no seu próprio gene "Beta Cell glucokinase gene" (BetaGK) e seus receptores (isoformas A e B) por microscopia confocal. Sendo o diabetes uma das dez doenças que mais vitimam a população mundial, ampliar o conhecimento sobre a resposta inflamatória e imune induzidas pela ação de agentes inflamatórios comuns, como a carragenina em indivíduos diabéticos é de fundamental relevância. Um melhor conhecimento de como a insulina atua na resposta inflamatória, nos receptores da imunidade inata, na ativação de seu próprio gene, em seus receptores e de como as diferentes vias de sinalização interferem umas com as outras permitiria contribuir não apenas para a discussão sobre o uso da insulina em pacientes vítimas de traumas, mas também para aumentar a imunidade natural contra micro-organismos patogênicos ou inibir os efeitos deletérios da inflamação.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KNOX DE SOUZA, PAULA R.; FERREIRA, SABRINA S.; NUNES, FERNANDA P. B.; CASAGRANDE, FELIPE B.; TESSARO, FERNANDO H. G.; SILVA, MARIANA C. F.; MIRANDA COSTA CRUZ, JOSE WALBER; MAMIZUKA, ELSA M.; MARTINS, JOILSON O. Cytokine and Adhesion Molecule Expression Induced by Different Strains of Staphylococcus aureus in Type 1 Diabetic Rats: Role of Insulin. FRONTIERS IN IMMUNOLOGY, v. 9, JAN 17 2019. Citações Web of Science: 0.
CASAGRANDE, FELIPE BECCARIA; FERREIRA, SABRINA DE SOUZA; BARBOSA NUNES, FERNANDA PEIXOTO; DAL'MAS ROMERA, LAVINIA MARIA; DOS SANTOS, SUELEN SILVANA; GALVAO TESSARO, FERNANDO HENRIQUE; KNOX DE SOUZA, PAULA REGINA; ALMEIDA, SANDRO ROGERIO; MARTINS, JOILSON OLIVEIRA. Insulin Modulates Paracoccidioides brasiliensis-Induced Inflammation by Restoring the Populations of NK Cells, Dendritic Cells, and B Lymphocytes in Lungs. JOURNAL OF DIABETES RESEARCH, 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.