Busca avançada
Ano de início
Entree

Deposição atmosférica de nitrogênio reativo na América do Sul

Processo: 12/09934-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 09 de março de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Pesquisador responsável:Karla Maria Longo de Freitas
Beneficiário:Madeleine Sánchez Gácita Casagrande
Instituição-sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/02101-9 - Contribuição dos aerossóis orgânicos à deposição de nitrogênio reativo na América do Sul, BE.EP.DR
Assunto(s):Deposição atmosférica   Meteorologia ambiental   Aerossóis

Resumo

Pretende-se realizar um mapeamento da deposição seca e úmida de espécies nitrogenadas no continente, visado resultados que permitam uma avaliação das alterações no ciclo biogeoquímico de nitrogênio nos ecossistemas afetados. Para tanto, propõe-se o uso do modelo de transporte químico atmosférico 3D CCATT-BRAMS "Coupled Chemistry-Aerosol-Tracer Transport model coupled to Brazilian Regional Atmospheric Modelling System", desenvolvido e mantido pelo INPE, capaz de simular as emissões, transporte, processos de remoção de gases traços e aerossóis e a reatividade química na atmosfera. Este modelo já inclui diversas melhorias para regiões tropicais e subtropicais na representação de processos de relevância, como a parametrização da convecção rasa e profunda e o levantamento da pluma para emissões de queimadas de biomassa. Para levar a termo o presente trabalho, a modelagem dos processos de deposição seca e úmida, assim como a química aquosa, deverão ser revisadas, com intuito de garantir que os processos e reações relevantes para as espécies nitrogenadas estejam adequadamente representados. Propõe-se ainda uma compilação do banco de dados in-sito de medidas de deposição de nitrogênio na região disponíveis na literatura, incluindo dados que serão coletados durante a campanha do experimento SAMBBA ("The South American Biomass Burning Analysis"). A componente orgânica da deposição de nitrogênio será abordada em um projeto de Estágio de Pesquisa no Exterior, em anexo, através do estudo das relações entre a fração de nitrogênio orgânico evidenciada nos dados coletados na campanha do SAMBBA, e os resultados do modelo aplicado ao correspondente estudo de caso, em particular, os parâmetros das populações de aerossóis obtidas com o módulo de microfísica MATRIX - "Multiconfiguration Aerosol TRacker of mIXing state"- recentemente acoplado ao CCATT-BRAMS. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GACITA, MADELEINE SANCHEZ; LONGO, KARLA M.; FREIRE, JULLIANA L. M.; FREITAS, SAULO R.; MARTIN, SCOT T. Impact of mixing state and hygroscopicity on CCN activity of biomass burning aerosol in Amazonia. Atmospheric Chemistry and Physics, v. 17, n. 3, p. 2373-2392, FEB 15 2017. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.