Busca avançada
Ano de início
Entree

Integridade Dinâmica: Manutenção da Significância Urbana em Contextos de Mudança

Processo: 12/10198-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2013
Vigência (Término): 29 de abril de 2016
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Beatriz Mugayar Kühl
Beneficiário:Rosane Piccolo Loretto
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/22435-1 - Integridade dinâmica: manutenção da significância urbana em contextos de mudança, BE.EP.DR

Resumo

O projeto aborda o tema da integridade de bens urbanos complexos de interesse patrimonial. A integridade, ao lado da autenticidade, constitui requisito fundamental para a conservação de tais bens, sendo essencial para a expressão dos valores que definem a significância cultural. Apesar da importância da integridade, a mesma não apresenta um desenvolvimento conceitual e operacional, que permita o entendimento e o reconhecimento dessa condição nos bens urbanos complexos. Estes bens são: formados por elementos urbanos que entre si guardam relações significantes; compostos por camadas de significância sobrepostas; relacionados a um grande número de stakeholders, e submetidos a intensas pressões por mudanças|transformações. Assim, o objetivo desta proposta é delinear o conceito de integridade dinâmica de bens urbanos complexos de interesse patrimonial e definir as diretrizes operacionais para verificação dessa condição. Como hipótese de pesquisa, parte-se da idéia de que a integridade dinâmica é atribuída aos bens que, em processos transformação, acomodam determinadas mudanças, mantendo a continuidade da significância no tempo. Para a realização da pesquisa, primeiramente será necessária uma investigação teórica, que definirá o conceito e as diretrizes operacionais de verificação da integridade dinâmica. Na investigação empírica, o conceito e as diretrizes serão aplicados em dois casos: um bem que sofreu mudanças que diminuíram a integridade e a significância, e outro que sofreu mudanças que não diminuíram. A documentação fundamental de investigação empírica constitui nos processos de identificação, análise e avaliação das áreas urbanas incluídas na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo de 1978-2005.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LORETTO, Rosane Piccolo. As [des]venturas da integridade no Patrimônio Mundial. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.