Busca avançada
Ano de início
Entree

Trabalhadores, populismo e comunistas: Os operários têxteis de Maceió/AL durante o governo Muniz Falcão (1956-1961)

Processo: 12/11606-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Fernando Teixeira da Silva
Beneficiário:Anderson Vieira Moura
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Populismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunistas | Maceió | operários têxteis | Populismo | História dos trabalhadores

Resumo

Ao analisar principalmente atas sindicais, o jornal A Voz do Povo (periódico oficial do Partido Comunista do Brasil em Alagoas) e entrevistas com operários remanescentes, este projeto propõe-se a estudar a relação dos operários têxteis de três fábricas localizadas em Maceió (capital de Alagoas), com seus respectivos patrões e o governador Muniz Falcão (1956-1961), taxado pela historiografia local como populista e manipulador das massas. De igual importância, a participação dos sindicatos têxteis nesta conjuntura e a relação estabelecida entre os operários e os comunistas alagoanos merecem a mesma atenção. O objetivo maior é discutir e problematizar todas estas relações, priorizando a análise das lutas travadas e forjadas pelos trabalhadores em busca da cidadania e de seu espaço político na sociedade alagoana. A historiografia produzida no estado - pelo menos aquela feita até meados dos anos 1980 - ignorou os trabalhadores urbanos ao fabricar a imagem de um Estado exclusivamente agrário, fundamentado na monocultura da cana-de-açúcar. Ao reduzir as indústrias urbanas a um lugar de pouco destaque, esta mesma historiografia caracterizou Alagoas como um estado rural e sem um contingente operário significativo e atuante - ideia que questionamos com base nos Censos industriais e nos resultados eleitorais publicados no Diário Oficial. Assim, ao darmos voz e destaque a estes trabalhadores urbanos, estaremos também revisando a historiografia local e conceitos ainda cristalizados e largamente reproduzidos na sociedade alagoana. Além disto, nossa pesquisa insere-se em uma recente leva de pesquisas dedicadas ao chamado período democrático (1945-1964) em Alagoas, em consonância com vários trabalhos já produzidos no Brasil.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MOURA, Anderson Vieira. Trabalhadores, populismo e comunistas: os operários têxteis de Maceió/AL durante o governo Muniz Falcão (1956-1961). 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.