Busca avançada
Ano de início
Entree

Em defesa da liberdade e da justiça: o papel dos advogados de perseguidos políticos na resistência à ditadura (São Paulo, década de 1970)

Processo: 12/50499-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 30 de setembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Maria Helena Rolim Capelato
Beneficiário:Janaína de Almeida Teles
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Justiça militar   Ditadura   História oral

Resumo

A atuação dos advogados de defesa dos perseguidos políticos, sobretudo daqueles fixados em São Paulo, vem sendo considerada decisiva para os contornos assumidos pela justiça militar durante a ditadura, tendo contribuído para abalar a estabilidade do regime perante a opinião pública nacional e internacional. Esta pesquisa visa investigar a atuação dos advogados de defesa dos perseguidos políticos de São Paulo durante os anos 1970, a fim de caracterizar a dinâmica de seu trabalho junto às instituições da justiça militar e do aparato repressivo, assim como junto à sociedade civil e aos grupos que compunham a rede de solidariedade aos presos - familiares e entidades de defesa de direitos humanos, entre outros. O estudo irá caracterizar a maneira como estes advogados organizaram-se e se utilizaram da legalidade de exceção a fim de oficializar prisões de perseguidos políticos, minorar seus sofrimentos, disseminar denúncias e aprofundar a cultura de direitos humanos. De maneira mais ampla, o estudo contribuirá para que se caracterize a atuação destes advogados e dos seus diversos papéis na resistência à ditadura. (AU)