Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização hidrogeológica e implantação de um modelo de gestão de recursos hídricos subterrâneos para aquíferos cársticos, no município de sete lagoas (mg)

Processo: 12/12846-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Ricardo César Aoki Hirata
Beneficiário:Paulo Henrique Ferreira Galvão
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/22139-0 - Caracterização hidrogeológica e gerenciamento de recursos hídricos em aquíferos cársticos, município de Sete Lagoas (MG), BE.EP.DR
Assunto(s):Recursos hídricos   Hidrogeologia

Resumo

O município de Sete Lagoas (MG) tem enfrentado um forte e acelerado crescimento populacional e econômico, agravando os problemas decorrentes do aumento da demanda por água, que é extraída de um sistema aquífero cárstico, como aqueles associados à restrição no abastecimento público, à contaminação do solo e do aquífero, e às reduções de vazão aos cursos de água superficial. Assim, o objetivo desse projeto de doutorado é o de desenvolver um modelo de gestão dos recursos hídricos subterrâneos em aquíferos cársticos, a fim de otimizar o abastecimento público e privado, reduzindo os possíveis impactos sociais e ambientais, estabelecendo recomendações para um melhor planejamento da ocupação urbana. A metodologia é dividida em duas etapas, sendo a primeira subdividida em fases de coleta de dados existentes, tratamento e interpretação dos dados, destacando-se enfoques específicos para serem aplicados nos estudos dos carstes; enquanto que a segunda etapa, com base em interpretações realizadas na fase anterior, será possível elaborar hipóteses, testar modelos de funcionamento do aquífero e, por conseguinte, um modelo de gerenciamento dos recursos hídricos para o município, a fim de estabelecer condições de explotação e planejamento da utilização dos recursos hídricos. O trabalho se valerá do grande número de dados gerados em projetos anteriores, o que permitirá concentrar os estudos na obtenção de dados complementares, mas fundamentais, para superar os problemas inerentes a grande complexidade desses sistemas cársticos. Os recursos destinados para a realização desse projeto serão obtidos através de uma parceria entre o CEPAS+IGc-USP e a empresa Servmar Ambiental & Engenharia S/A.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GALVAO, PAULO; HALIHAN, TODD; HIRATA, RICARDO. Transmissivity of Aquifer by Capture Zone Method: An Application in the Sete Lagoas Karst Aquifer, MG, Brazil. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 89, n. 1, p. 91-102, MAR 2017. Citações Web of Science: 2.
GALVAO, PAULO; HIRATA, RICARDO; HALIHAN, TODD; TERADA, RAFAEL. Recharge sources and hydrochemical evolution of an urban karst aquifer, Sete Lagoas, MG, Brazil. ENVIRONMENTAL EARTH SCIENCES, v. 76, n. 4 FEB 2017. Citações Web of Science: 2.
GALVAO, PAULO; HALIHAN, TODD; HIRATA, RICARDO. The karst permeability scale effect of Sete Lagoas, MG, Brazil. Journal of Hydrology, v. 532, p. 149-162, JAN 2016. Citações Web of Science: 12.
GALVAO, PAULO; HALIHAN, TODD; HIRATA, RICARDO. Evaluating karst geotechnical risk in the urbanized area of Sete Lagoas, Minas Gerais, Brazil. HYDROGEOLOGY JOURNAL, v. 23, n. 7, p. 1499-1513, NOV 2015. Citações Web of Science: 10.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GALVÃO, Paulo Henrique Ferreira. Modelo hidrogeológico conceitual de Sete Lagoas (MG) e implicações associadas ao desenvolvimento urbano em regiões cársticas. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Geociências (IG/BT) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.