Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise multiescala de séries temporais do efeito da cintilação ionosférica nos sinais de satélites a partir de wavelets não decimadas

Processo: 12/13362-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geodésia
Pesquisador responsável:Eniuce Menezes de Souza
Beneficiário:Gabriela de Oliveira Nascimento Brassarote
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Análise de ondaletas   Análise de séries temporais   Sistema de posicionamento global (GPS)

Resumo

O estudo da cintilação ionosférica, causada por flutuações na amplitude e na fase de um sinal eletromagnético quando este passa por irregularidades na densidade de elétrons da ionosfera, tem assumido um papel muito importante na pesquisa ionosférica e também no posicionamento por satélite. Isso se deve à crescente influência do GPS na navegação e no sensoriamento remoto e também pelo fato da cintilação degradar severamente o desempenho desses sistemas. Ainda existem muitas lacunas a serem preenchidas para que possa ser proposto algum método efetivo para correção dos efeitos causados nos sinais GPS ou mesmo previsão da cintilação, principalmente para a região equatorial de baixas latitudes. Pretende-se nesse projeto investigar e caracterizar/modelar a cintilação não apenas sob uma perspectiva matemática, mas também estatística, abordando para tanto, a análise multiescala/multirresolução a partir de wavelets não decimadas. Só é possível propor metodologias e algoritmos de correção dos efeitos causados pela cintilação ionosférica nos sinais dos satélites caso tais efeitos sejam bem caracterizados em termos de distribuição, variações longitudinais/espaciais, cíclicas, sazonais e autocorrelações. Para avaliar a variação espacial (latitude e longitude) do efeito da cintilação ionosférica na região equatorial e baixas latitudes, todos os modelos e procedimentos propostos serão aplicados para as estações do projeto CIGALA (Concept for Ionospheric Scintillation Mitigation for Professional GNSS in Latin America), as quais possuem receptores que representam o estado da arte no monitoramento da ionosfera.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NASCIMENTO BRASSAROTE, GABRIELA DE OLIVEIRA; DE SOUZA, ENIUCE MENEZES; GALERA MONICO, JOAO FRANCISCO. S-4 index: Does it only measure ionospheric scintillation?. GPS SOLUTIONS, v. 22, n. 1 NOV 6 2017. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BRASSAROTE, Gabriela de Oliveira Nascimento. Análise multiescala de séries temporais do efeito da cintilação ionosférica nos sinais de satélite GPS a partir de wavelets não decimadas. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.