Bolsa 12/13641-1 - Aeronaves não tripuladas, Pulverizadores - BV FAPESP
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Um sistema de controle focado no auxílio à minimização de deriva: especificação de um VTOL

Processo: 12/13641-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo Branco
Beneficiário:Natassya Barlate Floro da Silva
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/18562-5 - Aperfeiçoamento de algoritmos de controle com a estimativa de dados, BE.EP.DD
Assunto(s):Aeronaves não tripuladas   Pulverizadores   VTOL
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Controle PID | Vant | Vtol | Sistemas Embarcados

Resumo

Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um novo sistema de controle com foco na aplicação de defensivos agrícolas em culturas de modo a minimizar a deriva. As aplicações de agrotóxicos realizadas atualmente nas áreas rurais do Brasil, ainda caracterizam-se pelo alto desperdício de energia e produto, aliado à ineficiência dos resultados de controle. O crescente aumento dos custos dos produtos químicos, da mão de obra e da energia, aliado à preocupação cada vez maior em relação aos impactos ambientais e sociais causados pelo uso aplicação inadequada desses produtos e equipamentos, têm realçado a necessidade de melhorias dos métodos, técnicas, processos e equipamentos, bem como dos procedimentos adequados para a pulverização de agrotóxicos em culturas. A maior parte das aplicações de VANTs (Veículos Aéreos Não-Tripulados) na agricultura envolve sua utilização como uma plataforma para sensoriamento remoto. Este projeto difere no sentido que o VANT é utilizado para sensoriamento direto, ou seja, ele tem contato com o objeto sensoriado. A utilidade da pulverização aérea em países com grandes áreas cultivadas como o Brasil não pode ser questionada. O desenvolvimento de um novo sistema de controle para um VANT do tipo VTOL (Vertical Take-Off and Landing) será realizado visando a confecção de um sistema que seja estável o suficiente para permitir o voo acompanhando a aeronave tripulada responsável pela pulverização (levando-se em conta características de vento forte entre outros parâmetros). (AU)

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Publicações científicas (5)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, NATASSYA B. F.; FONTES, JOAO V. C.; INOUE, ROBERTO S.; BRANCO, KALINKA R. L. J. C.; TODT, E; TONIDANDEL, F. Development of a fixed-wing vertical takeoff and landing aircraft as an autonomous vehicle. 2017 LATIN AMERICAN ROBOTICS SYMPOSIUM (LARS) AND 2017 BRAZILIAN SYMPOSIUM ON ROBOTICS (SBR), v. N/A, p. 6-pg., . (12/13641-1)
PELIZER, GUILHERME V.; DA SILVA, NATASSYA B. F.; BRANCO, KALINKA R. L. J.; IEEE. Comparison of 3D Path-Following Algorithms for Unmanned Aerial Vehicles. 2017 INTERNATIONAL CONFERENCE ON UNMANNED AIRCRAFT SYSTEMS (ICUAS'17), v. N/A, p. 8-pg., . (15/21249-2, 12/13641-1)
PELIZER, GUILHERME, V; SILVA, NATASSYA B. F.; BRANCO, KALINKA R. L. J. C.; BRANCO, K; PINTO, A; PIGATTO, D. 3D Path-Following Algorithms for Unmanned Aerial Vehicles Adjusted with Genetic Algorithm. COMMUNICATION IN CRITICAL EMBEDDED SYSTEMS, WOCCES 2016, v. 702, p. 18-pg., . (15/21249-2, 12/13641-1)
SILVA, NATASSYA B. F.; FONTES, JOAO V. C.; INOUE, ROBERTO S.; BRANCO, KALINKA R. L. J. C.. Dynamic Inversion and Gain-Scheduling Control for an Autonomous Aerial Vehicle with Multiple Flight Stages. JOURNAL OF CONTROL AUTOMATION AND ELECTRICAL SYSTEMS, v. 29, n. 3, p. 328-339, . (12/13641-1)
SILVA, NATASSYA B. F.; PIGATTO, DANIEL F.; MARTINS, PAULO S.; BRANCO, KALINKA R. L. J. C.. Case studies of performance evaluation of cryptographic algorithms for an embedded system and a general purpose computer. JOURNAL OF NETWORK AND COMPUTER APPLICATIONS, v. 60, p. 130-143, . (12/08498-5, 08/57870-9, 12/16171-6, 12/13641-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Natassya Barlate Floro da. Desenvolvimento de um veículo aéreo não tripulado autônomo especificação de uma aeronave asa-fixa capaz de decolar e aterrissar verticalmente. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/SB) São Carlos.