Busca avançada
Ano de início
Entree

Subversão das funções do inflamassoma por Coxiella burnetii

Processo: 12/14456-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 31 de maio de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia
Pesquisador responsável:Dario Simões Zamboni
Beneficiário:Larissa Dias da Cunha
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Coxiella burnetii   Inflamassomos

Resumo

Os receptores intracelulares da família dos Nod-like (NLRs, do inglês Nod-Like Receptors) são fundamentais no reconhecimento de patógenos e no controle da infecção, sinalizando assinaturas moleculares patogênicas presentes no citoplasma da célula hospedeira. Particularmente, NLRs podem induzir a formação do inflamassoma, uma plataforma molecular de ativação de caspase-1, culminando em respostas importantes como secreção de citocinas, secreção não convencional de proteínas, piroptose e controle da infecção. Em contrapartida, estratégias como a expressão de sistemas de secreção e secreção de efetores permitem que patógenos bacterianos intracelulares subvertam os sistemas de reconhecimento e as funções da célula hospedeira, garantindo assim a manutenção do seu nicho replicativo. Durante o doutoramento da candidata, foi demonstrado que Coxiella burnetii, patógeno intracelular altamente subversivo, inibe a ativação de respostas do inflamassoma que dependem de caspase-11, como clivagem de caspase-1, ativação de IL-1² e IL-1± e formação de poros na membrana da célula hospedeira em resposta a patógenos como Legionella pneumophila e Escherichia coli. Adicionalmente, identificamos a proteína efetora IcaA de C. burnetii como a responsável pela subversão. IcaA é secretada pelo sistema de secreção do tipo IV Dot/Icm de L. pneumophila, homólogo ao de C. burnetii, inibindo a ativação do inflamassoma induzida por caspase-11 em resposta ao patógeno. No presente projeto de pesquisa, pretendemos: 1) determinar os mecanismos pelos quais IcaA culmina em subversão do inflamassoma induzido por caspase-11, e sua importância na patogênese de C. burnetii; 2) identificar mecanismos e proteínas efetoras adicionais relacionados à subversão do inflamassoma pela bactéria C. burnetii; 3) avaliar a contribuição do inflamassoma no controle da infecção de macrófagos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CERQUEIRA, DAIANE M.; PEREIRA, MARCELO S. F.; SILVA, ALEXANDRE L. N.; CUNHA, LARISSA D.; ZAMBONI, DARIO S. Caspase-1 but Not Caspase-11 Is Required for NLRC4-Mediated Pyroptosis and Restriction of Infection by Flagellated Legionella Species in Mouse Macrophages and In Vivo. JOURNAL OF IMMUNOLOGY, v. 195, n. 5, p. 2303-2311, SEP 1 2015. Citações Web of Science: 34.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.