Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das propriedades dos adutos de carbonato com 1,3-butanodiol e pantenol em meio aquoso

Processo: 12/15467-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 31 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Claudimir Lucio Do Lago
Beneficiário:Michele Alves Santana
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Espectrometria de massas   Eletroforese capilar

Resumo

Estudos recentes mostram que monoalquilcarbonatos (MACs) são formados em meio aquoso a partir de dióxido de carbono ou bicarbonato e um álcool. Este fenômeno tem despertado interesse, principalmente pelas perspectivas de presença e função biológica. Neste sentido, os ubíquos polióis são de particular interesse. Assim, este projeto se propõe ao estudo dos adutos de carbonato com dois polióis protótipos: o 1,3 butanodiol e o pantenol. Embora ambos os polióis não sejam de direto e significativo interesse em processos bioquímicos, são espécies que apresentam hidroxilas com características distintas e que devem auxiliar no melhor entendimento da formação destes adutos. Como técnica inicial, será utilizada a eletroforese capilar com detecção condutométrica sem contato, a qual tem se mostrado como muito adequada em estudos prévios. Também está previsto a realização de espectros de massas obtidos por ionização por electrospray com vistas a auxiliar na elucidação estrutural dos isômeros formados.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAJH VIDAL, DENIS TADEU; SANTANA, MICHELE ALVES; HOTTA, GUILHERME MINORU; GODOI, MARLA NARCISO; EBERLIN, MARCOS NOGUEIRA; DO LAGO, CLAUDIMIR LUCIO. Probing the formation of monoalkyl carbonates and pyrocarbonates in water with electrospray ionization mass spectrometry. RSC ADVANCES, v. 3, n. 41, p. 18886-18893, 2013. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.