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Gestão privada da educação pública: um olhar sobre o modelo de "charters school" nos EUA e sua aproximação para a realidade brasileira

Processo: 12/13554-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Administração Educacional
Pesquisador responsável:Theresa Maria de Freitas Adrião
Beneficiário:Theresa Maria de Freitas Adrião
Anfitrião: Steve Kless
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Maryland, College Park, Estados Unidos  
Assunto(s):Financiamento da educação   Qualidade da educação   Ensino público   Parceria público-privada   Privatização

Resumo

Este pedido integra-se a projeto de investigação cujo objetivo geral e analisar dois programas de transferência da gestão de escolas públicas de educação básica para instituições privadas: O Programa Ensino Médio Integral no Estado de São Paulo e o Programa D.C. Public Charter School - em Washington-DC. A justificativa para tal escolha funda-se no fato de que ambos assentam-se no pressuposto de que a privatização da gestão da escola pública é fator determinante para a melhoria do processo educativo sendo o segundo tomado como referência para o primeiro. O tema tem sido objeto de pesquisas por mim coordenadas e financiadas por esta e outras agências de fomento desde 2001. (AU)