Bolsa 12/05244-2 - Dramaturgia, Artes cênicas - BV FAPESP
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Corpo, palavra e objeto: elementos constitutivos de uma Dramaturgia cênica numa perspectiva de teatro-ritualístico

Processo: 12/05244-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2012
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2013
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Maria Helena Franco de Araujo Bastos
Beneficiário:Rafael Rodrigues Ferreira
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Dramaturgia   Artes cênicas   Comportamento ritualístico   Eficiência   Bibliografias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:corpo-palavra-objeto | Dramaturgia | performance | Teatro-ritual | Atuação.

Resumo

O projeto tem por objetivo pesquisar o campo do teatro ritual, focalizando a palavra, o objeto e o corpo do ator, considerando este como um dos principais elementos do universo ritualístico. Assim, a pesquisa busca a criação de um corpo que seja a metáfora do teatro-ritual. A ideia de corpo que norteia a pesquisa não se restringe ao físico, que poderia nos encaminhar para algo muito técnico, o que poderia resultar num certo "manual de construção corporal do ator". Ao contrário, partimos de uma ideia que tem base, também, na Fenomenologia, que, de forma geral, seria o estudo do que se mostra, do sujeito e de tudo o que por meio deste pode ser analisado, fazendo-nos percorrer um caminho que parte do próprio sujeito em direção ao que ele vê, ao que ele acredita, e não ditando verdades, mas construindo-as. Transpondo esta perspectiva ao trabalho do ator, significa dizer que qualquer material de trabalho, tais como, textos, exercícios, laboratórios, pesquisas, devem partir da necessidade do próprio ator, que constrói a si mesmo no processo criativo. O universo ritual aponta para um lugar fora do cotidiano, um lugar que instiga a todos os participantes a exercitar outros modos de percepção, o exercício de todos os nossos sentidos, e não à ditadura racionalista da sociedade atual. Um lugar muito próprio do que a arte deveria ocupar, e que outrora era o mesmo dos rituais, já que o teatro, ocidentalmente estudado, que tem a Grécia como início, era o ritual de comemoração da colheita. E neste sentido o projeto representa certa volta às origens, ao ritual, dialogando com algumas teorias teatrais contemporâneas que buscam uma inovação na arte por meio, principalmente, da linguagem, sendo também propício para a construção de uma nova linguagem o universo ritual, que abriga em si uma grande variedade de linguagens. Antonin Artaud, estudado por diversas áreas do conhecimento, sendo uma delas, o teatro, traz em seus escritos a questão dos rituais; sua obra, em especial "O teatro e seu duplo", é uma das principais bases deste projeto. Esta é uma pesquisa teórico-prática, que busca investigar o corpo no universo ritualístico, tendo na primeira parte um enfoque mais teórico, com pesquisa de bibliografia e outros materiais que nos permitam entender um pouco mais deste importante elemento ritualístico; no segundo momento, haverá uma construção cênica, que a partir dos materiais levantados e outros que surgirão durante o processo de criação, construirão uma encenação que terá o corpo do ator como elemento principal dentro de um universo do teatro ritualístico.(AU)

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