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Acampamentos e assentamentos rurais como contextos de educação compartilhada das crianças de 0-6 anos

Processo: 12/07838-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Ana Paula Soares da Silva
Beneficiário:Ana Cecília Oliveira Silva
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/14046-5 - A mulher como principal cuidadora de crianças de 1-5 anos em contextos rurais: um paradigma científico-cultural, BE.EP.DR
Assunto(s):Assentamento rural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:acampamento rural | assentamento rural | educação compartilhada | 0-6 anos | Psicologia do Desenvolvimento Humano

Resumo

O presente projeto de pesquisa se insere no campo da Psicologia do Desenvolvimento e, baseada numa perspectiva sócio-histórica, dispõe-se a investigar a educação compartilhada da criança de 0-6 anos em acampamentos e assentamentos rurais. Estes contextos constituem momentos vivenciados por famílias que buscam a conquista de uma área rural por meio de um projeto de reforma agrária. As demandas destes contextos levam à organização da comunidade em espaços coletivos diversos, nos quais propõe-se compreender como se dá o compartilhamento da educação das crianças de 0 a 6 anos, identificando continuidades e descontinuidades nas práticas dos dois contextos. Estima-se para o desenvolvimento do estudo a participação de 12 crianças na faixa etária de 0-6 anos, moradoras de um acampamento e de um assentamento rural. A construção dos dados se dará a partir de observações-participantes durante 15 dias, do cotidiano de cada criança previamente selecionada, relatadas em Diários de Campo; da realização de entrevistas semi-estruturadas com o(s) principal(is) cuidador(es) das crianças foco da observação; e de uma conversa coletiva com a comunidade sobre os dados construídos pela pesquisadora. Os dados serão analisados a partir da perspectiva teórico metodológica da Rede de Significações - RedSig, com a estruturação de mapas que descrevam o cenário, os parceiros, as principais interações e atividades em que as crianças se inserem em cada contexto. Pretende-se com este estudo contribuir para a produção de conhecimento sobre a criança do campo e para a potencialização do desenvolvimento de espaços compartilhados de educação destinados a elas.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Ana Cecília Oliveira. Acampamento e assentamento rural como contexto de cuidado e educação compartilhados de crianças. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

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