Busca avançada
Ano de início
Entree

Grande Sertão: Veredas e sua leitura televisual: um percurso pela arquitetura temporal

Processo: 12/08644-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária
Pesquisador responsável:Alvaro Luiz Hattnher
Beneficiário:Tamiris Batista Leite
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/03690-8 - O jogo com o tempo na leitura televisual de Grande Sertão: Veredas, BE.EP.DR
Assunto(s):Linguagem cinematográfica   Adaptação para televisão   Literatura brasileira

Resumo

Tomando-se como pressuposto a existência de um diálogo criativo e crítico entre textos de natureza televisual e de natureza literária, propomos a investigação, de caráter comparatista, entre a minissérie Grande Sertão: Veredas (1985) e o romance homônimo (1956), de autoria de Guimarães Rosa, que deu origem àquela, por meio de uma adaptação. Tal pesquisa sobre obras editadas com quase trinta anos de diferença visa a esclarecer como se realiza a temporalidade nesses dois suportes textuais. Os resultados esperados voltam-se, no campo da teoria literária, para o aprofundamento do estudo do ritmo narrativo no romance e, no que concerne ao formato do suporte televisual, para a análise da montagem rítmica. Também no campo teórico dos estudos da adaptação, tentaremos provocar uma discussão que ultrapasse aquelas visões que se pautam pela régua da fidelidade quando se avalia o vetor literatura/televisão. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LEITE, Tamiris Batista. Grande sertão : veredas e sua adaptação para a televisão : uma análise das estruturas temporais. 2016. 233 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.