Busca avançada
Ano de início
Entree

Turnover isotópico do delta 13c em ovos de galinhas poedeiras

Processo: 12/09422-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Carlos Ducatti
Beneficiário:Adriele Nayara Dias Ishizuka
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/57411-4 - Isótopos estáveis ambientais em zootecnia, AP.TEM
Assunto(s):Ovo   Isótopos estáveis

Resumo

O presente estudo tem por objetivo avaliar o turnover do carbono-13 pela substituição de dietas C4 por C3 e C3 por C4, com ou sem farinha de carne e ossos bovinas (FCO), em sangue/plasma e ovos de poedeiras comerciais durante as fases de pré-postura e postura, utilizando a técnica de isótopos estáveis de carbono, para obter informações que servirão de referência para futuros experimentos em rastreabilidade das farinhas de origem animal na alimentação das aves, detectável no ovo. Serão utilizadas 192 galinhas poedeiras em delineamento experimental inteiramente casualizado. Na fase de pré-postura serão utilizados dois tratamentos com 12 repetições. Do 1° ao 42º dias, após a troca das dietas, da fase de pré-postura serão colhidos sangue e plasma de seis aves por tratamento escolhidas aleatoriamente. A fase de postura terá quatro tratamentos com seis repetições cada e será constituída a partir da troca das dietas da fase de pré-postura, onde os dois tratamentos iniciais à base de C3 (com e sem FCO) serão subdividos ao acaso em dois novos tratamentos, totalizando quatro tratamentos à base de C3, que serão substituídos por quatro dietas à base de C4 com ou sem FCO. Sendo assim, do 1° ao 42º dias, após a toca das dietas, da fase de postura serão colhidos sangue e plasma de seis aves por tratamento escolhidas aleatoriamente e 12 ovos por tratamento para a coleta das amostras de gema, albúmen e ovo. As análises isotópicas das amostras serão realizadas na UNESP, Campus de Botucatu, no Centro de Isótopos Estáveis Ambientais do Instituto de Biociências e os dados obtidos pela análise isotópica serão analisados pelo ajuste da regressão não linear exponencial de primeira ordem no software Minitab 16.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ISHIZUKA, Adriele Nayara Dias. Turnover isotópico do 13C em aves poedeiras. 2014. 72 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.