Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da interação entre sorgo sacarino e plantas daninhas em área de reforma de canavial

Processo: 12/11464-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 15 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Pedro Luis da Costa Aguiar Alves
Beneficiário:Paulo Roberto Fidelis Giancotti
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Matologia   Cobertura vegetal   Alelopatia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alelopatia | cobertura vegetal | comunidade infestante | Sorghum bicolor | Matologia

Resumo

Com o final do período de testes e a liberação de novos híbridos, o sorgo sacarino estará próximo de se tornar o responsável do aumento do período de funcionamento das usinas produtoras de etanol em até 60 dias ao ano. No entanto, produtores e usineiros não dispõem de informações suficientes sobre métodos de manejo da cultura, como ferramentas para o controle de plantas daninhas. Dada a necessidade de estudos sobre as plantas daninhas no contexto da cultura do sorgo sacarino, esse projeto possui dois objetivos: * determinar o período crítico de prevenção à interferência (PCPI) e estudar a fitossociologia da comunidade infestante em dois híbridos de sorgo sacarino, ambos cultivados em duas épocas do ano; * estudar o poder de supressão dos restos culturais do sorgo sacarino sobre a reinfestação de plantas daninhas na cultura subsequente. Para o primeiro objetivo, serão realizados quatro ensaios em campo, com períodos semanais de convivência e de controle das plantas daninhas para a determinação do PCPI, além de estudos da fitossociológicos da flora infestante na cultura. Nesses ensaios, estudar-se-ão dois híbridos com características morfológicas distintas e serão cultivados em duas épocas de posicionamento (semeadura em julho e em novembro). No estudo de supressão, será avaliada a reinfestação de plantas daninhas e os fluxos de emergência do banco de sementes do solo em áreas de produção que apresentam, na superfície do solo, resíduos vegetais da colheita de sorgo sacarino em comparação com outras quatro coberturas. Nesse caso, espera-se que o sorgo sacarino proporcione uma área com reduzida infestação de plantas daninhas para a cultura subsequente (cana-de-açúcar). Uma vez notado tal efeito alelopático dos restos culturais da cultura do sorgo (raízes, folhas e panícula), cada um dos três materiais será moído e, em laboratório qualificado, proceder-se-á a extração, fracionamento e isolamento dos aleloquímicos que apresentarem bioatividade.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GIANCOTTI, Paulo Roberto Fidelis. Interação entre Sorgo Sacarino e plantas daninhas. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.