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Desempenho de sujeitos com diferentes subtipos de transtorno fonológico em provas de habilidades metafonológicas

Processo: 12/12769-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2012
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Haydée Fiszbein Wertzner
Beneficiário:Janaina de Souza Simões
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transtorno fonológico   Metacognição   Fala   Crianças   Registros médicos   Processos fonológicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:criança | Fala | Transtorno da Articulação | Distúrbio Fonológico

Resumo

O transtorno fonológico (TF) apresenta grande heterogeneidade de manifestação e etiologia, o que se configura como um complicador na intervenção terapêutica. Uma das principais preocupações concernentes a esse transtorno é o impacto negativo que ele pode ocasionar na alfabetização, dado que as habilidades metafonológicas, fundamentais na aquisição e desenvolvimento da leitura e da escrita, se apresentam comprometidas em alguns subtipos do distúrbio. Estabelecer quais provas são capazes de detectar o comprometimento dessas habilidades e em quais subtipos essas habilidades se encontram prejudicadas pode contribuir no diagnóstico precoce e em decisões clínicas mais eficientes. Objetivo: Verificar o desempenho de dois grupos de sujeitos com transtorno fonológico - transtorno fonológico com histórico de otite média de efusão (TFHO) e transtorno fonológico com histórico familial (TFHF) - em provas que verificam habilidades metafonológicas; além de verificar a correlação entre essas habilidades, o PCC-R e o PDI apresentados pelos sujeitos na prova de Fonologia e os tipos de processos fonológicos mais produtivos em cada subtipo do transtorno. Método: participarão 30 sujeitos com TFHO e 30 sujeitos com TFHF selecionados do banco de dados do Laboratório de Investigação Fonoaudiológica (LIF) em Fonologia do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Serão analisadas as provas de fonologia e as de habilidades metafonológicas, a partir dos prontuários desses sujeitos.(AU)

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