Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da liberação controlada de fármaco e nanopartícula utilizando membranas de látex natural como carreador

Processo: 12/12958-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 28 de maio de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Rondinelli Donizetti Herculano
Beneficiário:Bruno de Camargo Drago
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Nanopartículas   Liberação controlada de fármacos   Látex natural   Fármacos   Biomateriais   Biomembranas

Resumo

A liberação controlada de fármacos é um tópico importante para várias iniciativas em nanotecnologia, como por exemplo, a criação de sistemas otimizados que garantam a liberação desses fármacos num sítio específico a uma taxa controlada, para o tratamento de determinadas doenças. Além do fármaco, nanoparticulas de ouro podem ser utilizadas no auxílio a diagnósticos e na terapêutica de afecções. Diante disso, objetiva-se neste projeto de pesquisa: incorporar o fármaco e nanopartículas metálicas em membranas de látex natural; avaliar a interação dos mesmos nessas membranas; e analisar a taxa de liberação controlada desses sistemas. Para tanto, serão confeccionadas membranas de látex, com diferentes tratamentos térmicos, a fim de gerar porosidades distintas. Após, serão agregados às membranas o fármaco metronidazol e as nanopartículas de ouro, formando o Sistema de Liberação Controlada (SLC). A taxa de liberação deste fármaco/nanopartículas será controlada variando o tamanho e a densidade de poros. Essa taxa de liberação será monitorada e quantificada utilizando o método de espectroscopia óptica (UV-VIS). Estas membranas serão caracterizadas por várias técnicas, incluindo espectroscopia no infravermelho (FTIR), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e difração de Raios-X (XRD) para o monitoramento da formação dos filmes e caracterização do fármaco. Os resultados serão analisados sob a perspectiva de entender a interação do fármaco/nanopartículas nas membranas de látex natural.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DRAGO, Bruno de Camargo. Avaliação da liberação sustentada de fármaco e nanopartícula utilizando membranas de látex natural como carreador. 2015. 84 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Química..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.