Busca avançada
Ano de início
Entree

Filogenia da tribo Tachymenini Bailey, 1967 (Serpentes, Dipsadidae, Xenodontinae)

Processo: 12/13327-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 30 de abril de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Zoologia Aplicada
Pesquisador responsável:Hussam El Dine Zaher
Beneficiário:Vivian Carlos Trevine
Instituição-sede: Museu de Zoologia (MZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/50206-9 - Origem e evolução das serpentes e a sua diversificação na região neotropical: uma abordagem multidisciplinar, AP.BTA.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):15/08318-5 - Diversificação dos complexos de espécies de Thamnodynastes hypoconia e Thamnodynastes nattereri na tribo Tachymenini (Serpentes, Dipsadidae, Xenodontinae), BE.EP.DR
Assunto(s):Biologia molecular   Morfologia animal   Dipsadidae   Serpentes   Sistemática

Resumo

A sistemática de Caenophidia (serpentes "avançadas") foi impulsionada nos últimos anos, concomintantemente com o desenvolvimento de técnicas moleculares, o que resultou em mudanças taxonômicas decisivas para o grupo. As relações evolutivas intra e intertribais da subfamília Xenodontinae, assim como seu relacionamento com os demais Dipsadidae, ainda são incipientes e a monofilia de diversos grupos é instável. O presente projeto visa estudar as relações filogenéticas dos membros da tribo Tachymenini (Dipsadidae, Xenodontinae) e seu posicionamento dentro de Dipsadidae, um dos grupos mais representativos entre os Caeonophidia. Para tanto serão utilizados dados morfológicos e moleculares em busca de um conhecimento abrangente e integrativo das relações evolutivas do grupo. Os objetivos principais propostos são: 1) testar as hipóteses de relacionamento entre os membros de Tachymenini, de modo a compreender melhor a relação entre seus gêneros e validar mudanças taxonômicas; e 2) testar o posicionamento da tribo dentro da subfamília Xenodontinae. As relações filogenéticas serão inferidas por meio da análise de dados morfológicos, e dados provenientes do sequenciamento de quatro genes mitocondriais e seis nucleares. As análises empregadas seguirão a metodologia cladística e o método de inferência utilizado será o de máxima parcimônia, em um contexto comparativo com os métodos probabilísticos. Os resultados gerados pelo projeto permitirão uma melhor resolução dos padrões evolutivos de Tachymenini, e serão relevantes na elucidação das relações dentre os Xenodontinae e, consequentemente, como parte do entendimento dos padrões de diversificação das serpentes neotropicais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCO, FRANCISCO L.; TREVINE, VIVIAN C.; MONTINGELLI, GIOVANNA G.; ZAHER, HUSSAM. A new species of Thamnodynastes from the open areas of central and northeastern Brazil (Serpentes: Dipsadidae: Tachymenini). SALAMANDRA, v. 53, n. 3, p. 339-350, AUG 15 2017. Citações Web of Science: 0.
NOBREGA, ROMULO PANTOJA; MONTINGELLI, GIOVANNA GONDIM; TREVINE, VIVIAN; FRANCO, FRANCISCO LUIS; VIEIRA, GUSTAVO H. C.; COSTA, GABRIEL C.; MESQUITA, DANIEL OLIVEIRA. Morphological variation within Thamnodynastes pallidus (Linnaeus, 1758) (Serpentes: Dipsadidae: Xenodontinae: Tachymenini). HERPETOLOGICAL JOURNAL, v. 26, n. 2, p. 165-174, APR 2016. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.