Busca avançada
Ano de início
Entree

Absorção, redistribuição e uso de potássio (85rubídio) por cultivares de soja com tipo de crescimento indeterminado

Processo: 12/13686-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:José Lavres Junior
Beneficiário:Luiz Tadeu Jordão
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Nutrição vegetal

Resumo

O potássio (K) ocupa o segundo lugar em termos de exigência e exportação pela cultura da soja, quantidades estas que só são inferiores às do nitrogênio (N). Comumente, os sintomas de deficiência de K surgem primeiramente em folhas velhas devido à alta mobilidade desse nutriente quanto à redistribuição. Porém, nas últimas safras, contatou-se que cultivares de soja com tipo de crescimento indeterminado (TCI) têm apresentado esses sintomas nas folhas mais novas. Os objetivos com este estudo será avaliar a eficiência de absorção e uso do K (85Rb) por meio dos parâmetros cinéticos de absorção (Vmax, Km e Cmin) de K (85Rb), quantificar a distribuição percentual e redistribuição do K (85Rb), em função do suprimento, bem como das formas de fornecimento desse nutriente, além de calcular os níveis críticos de K internos e externos. O delineamento experimental será em blocos completos ao acaso, com os tratamentos arranjados em esquema fatorial 5 x 8 (experimento I), com os tratamentos arranjados em esquema fatorial 8x4 (experimento II) e com os tratamentos arranjados em esquema fatorial 5x4 (experimento III), todos com três repetições. Serão avaliados os teores e acúmulos de K e/ou 85Rb nos tecidos vegetais (experimentos I, II e II), produção de massa seca, distribuição percentual, transporte à longa distância e diamina putrescina (experimentos II e III), parâmetros cinéticos de absorção K (85Rb), comprimento, superfície total de raízes e taxa de crescimento radicular absoluto (experimento I), eficiência de uso e eficiência de absorção (experimento II), bem como o nível crítico de K interno e externo (experimento III).

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JORDÃO, Luiz Tadeu. Absorção, redistribuição e uso de potássio (rubídio) por cultivares de soja com tipo de crescimento indeterminado. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.