Busca avançada
Ano de início
Entree

Defeitos integráveis em teoria de campos: aspectos clássicos e grupos quânticos

Processo: 12/13866-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 30 de setembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Abraham Hirsz Zimerman
Beneficiário:Alexis Roa Aguirre
Instituição-sede: Instituto de Física Teórica (IFT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/16982-1 - Sólitons, simetrias infinitas e teorias de campo integráveis, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):13/09969-4 - Redução em grupo quânticos, defeitos fusionados e matrizes de transmissão, BE.EP.PD
Assunto(s):Grupos quânticos   Defeitos   Integrabilidade quântica

Resumo

Este projeto consiste no estudo de diferentes aspectos clássicos e quânticos dos defeitos integráveis tipo-II nas teorias de campo em duas dimensões. Em particular, no nível quântico estamos interessados em construir as matrizes de transmissão para os defeitos permitidos em modelos integráveis de campos de Toda associados especialmente com as álgebras de Lie afins ``non-simply laced'' B_n^{(1)} e C_n^{(1)} , resolvendo uma relação linear de entrelaçamento entre uma representação de dimensão finita da subálgebra Borel dos grupos quânticos associados U_q (G) e uma representação de dimensão infinita dada em termos de conjuntos de operadores de aniquilação e criação generalizados. A motivação principal é descrever o espalhamento dos solitons com os defeitos tipo-II dentro deste tipo de modelos afins de Toda.Por outro lado, no nível clássico este projeto tem também como objetivo procurar uma possível descrição Lagrangeana dos defeitos integráveis tipo-II em modelos não relativísticos, em especial no modelo de Schrodinger não-linear calculando sua matriz de defeito em ordens superiores no parâmetro espectral, assim como também investigar o formalismo Hamiltoniano ''off-shell'' para o modelo de Thirring massivo com defeitos integráveis tipo-II usando o formalismo da matriz-r ou também conhecido como métodos de espalhamento inverso clássico e quântico.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AGUIRRE, A. R.; GOMES, J. F.; SPANO, N. I.; ZIMERMAN, A. H. Type-II super-Backlund transformation and integrable defects for the N=1 super sinh-Gordon model. Journal of High Energy Physics, n. 6 JUN 18 2015. Citações Web of Science: 7.
AGUIRRE, A. R.; GOMES, J. F.; YMAI, L. H.; ZIMERMAN, A. H. N=1 super sinh-Gordon model in the half line: breather solutions. Journal of High Energy Physics, n. 4 APR 2013. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.