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Desejando a universidade pública a partir da escola pública: disposições escolares e práticas culturais entre alunos de um cursinho popular na cidade de São Paulo

Processo: 12/14068-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Sylvia Gemignani Garcia
Beneficiário:Eduardo Vilar Bonaldi
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Escola pública   Práticas culturais   Habitus   Sociologia educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Capital cultural | disposições escolares | escola pública | habitus | Práticas culturais | Sociologia da educação | Sociologia da Educação

Resumo

O projeto propõe um estudo de caso sobre uma iniciativa de curso pré-universitário, gratuito e destinado a alunos da rede pública de ensino, organizado pela Rede Emancipa. A Rede é um movimento social constituído por estudantes de universidades públicas - muitos deles provenientes de escolas públicas - que organizam estes "cursinhos populares" em São Paulo, Campinas, Belém do Pará e Porto Alegre como forma de ampliar o acesso de alunos de camadas populares às universidades públicas brasileiras.O estudo aborda a maior iniciativa de "cursinho popular" da Rede, organizada em uma escola municipal na zona norte da cidade de São Paulo.A pesquisa investigará a construção social das disposições escolares e das práticas culturais tanto entre os alunos, quanto entre os professores da iniciativa, através da reconstituição dos processos de socialização familiar e de escolarização que marcam a origem e trajetória social destes indivíduos, bem como através da investigação da experiência dos mesmos no "cursinho popular" abordado. Deste modo, o estudo é orientado para a investigação das condições específicas de ingresso no ensino superior entre jovens oriundos de meios sociais caracterizados por baixos volumes de capital cultural e econômico.O estudo de caso será realizado a partir de: a) análise documental e entrevistas com os fundadores e da Rede para a reconstituição da história social da Rede Emancipa e para a caracterização de suas concepções políticas e pedagógicas. b-)questionários aplicados junto a professores e alunos; c-) reconstrução da trajetória de alunos e professores - selecionados a partir de perfis sociológicos traçados mediante os resultados dos questionários - mediante entrevistas em profundidade com estes indivíduos e com seus pais d-) observação in loco, de caráter etnográfico, das aulas e atividades de ensino e aprendizagem conduzidas no espaço do "cursinho popular".

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BONALDI, Eduardo Vilar. Tentando chegar lá: as experiências sociais de jovens em um cursinho popular de São Paulo. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.

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