Busca avançada
Ano de início
Entree

Desempenho reprodutivo e diferenciação gonadal em piau-três-pintas, Leporinus friderici, Bloch 1794

Processo: 12/14901-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Sergio Ricardo Batlouni
Beneficiário:Thiago Gonçalves de Souza
Instituição-sede: Centro de Aquicultura (CAUNESP). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Eficiência reprodutiva animal   Peixes   Leporinus frideric   Determinação do sexo animal   Oócitos   Hormônio liberador de gonadotropina

Resumo

O principal objetivo deste estudo é avaliar o desempenho reprodutivo de matrizes de Leporinus friderici selvagens induzidas com análogo de hormônio liberador de gonadotropina mais composto antagonista de dopamina (ovopel®) e com extrato hipofisário de carpa (EC). Avaliaremos também a aplicabilidade de protocolos com soluções de ureia e/ou tanino, visando remover a adesividade dos ovos. Por último, pretendemos determinar o período de início de diferenciação das gônadas bem como o efeito da incubação das larvas sob duas distintas temperaturas sobre a proporção sexual. Para isto, 12 casais serão distribuídos aleatoriamente entre dois tratamentos (ovopel® e EC) em seis repetições. O desempenho reprodutivo das fêmeas será avaliado pela proporção de fêmeas que liberarão ovócitos e pelas taxas de fecundidade relativa; de fertilização; de eclosão; e diâmetro dos ovócitos (mm). Paralelamente, uma parcela de ovos será distribuída em quatro tratamentos para remoção da adesividade dos ovos em solução de ureia por 30, 60 e 90 min; e ureia por 90min. seguido de 10min em tanino vegetal. As larvas provenientes do melhor tratamento serão mantidas em caixas, em oito repetições cada, nas temperaturas de 25°C e 29°C, por 90 dias. Decorridos mais 30 dias serão estimadas a proporção de sexos pela análise microscópica das gônadas, assim como o fator de condição K, índice gonadossomático, taxa de crescimento e mortalidade. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
THIAGO GONÇALVES DE SOUZA; RAFAEL YUTAKA KURADOMI; SUELY MARLENE RODRIGUES; SERGIO RICARDO BATLOUNI. Wild Leporinus friderici induced spawning with different dose of mGnRHa and metoclopramide or carp pituitary extract. Animal Reproduction, v. 17, n. 1, p. -, 2020. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Thiago Gonçalves de. Desempenho reprodutivo e diferenciação gonadal em piau-três-pintas, Leporinus friderici, Bloch 1794. 2015. 81 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Centro de Aqüicultura..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.