Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de polimorfismos em região do cromossomo 3 da galinha associado ao desempenho de deposição de gordura

Processo: 12/14965-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Pesquisador responsável:Luiz Lehmann Coutinho
Beneficiário:Gabriel Costa Monteiro Moreira
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Genomas   Sequenciamento de nova geração   Polimorfismo genético   Polimorfismo de um único nucleotídeo   Locos de características quantitativas

Resumo

A produção de carne de frango brasileira apresenta um comportamento mundial crescente, alcançando significativa evolução nos índices de desempenho devido, principalmente, ao melhoramento genético. Novas técnicas de sequenciamento (sequenciamento de nova geração) possibilitam a geração de um número maior de dados de sequências e a identificação de um maior número de mutações associadas às características de interesse. Uma população experimental de galinhas foi desenvolvida pela EMBRAPA Suínos e Aves em parceria com a ESALQ/USP para estudos genômicos. Foram desenvolvidas populações em esquema F2, denominadas CTCT e TCTC, obtidas a partir de cruzamentos recíprocos entre uma linhagem parental não endogâmica de corte e uma linhagem de postura. O objetivo deste projeto é sequenciar estas duas linhagens parentais com o uso das novas tecnologias de sequenciamento e identificar polimorfismos (SNPs e inserções/deleções) em uma região do cromossomo 3 entre os marcadores LEI0029 e ADL0371, detectada em mapeamento de QTL neste cromossomo, apresentando efeito significativo sobre a deposição de gordura. Em seguida, será realizada a anotação funcional e construção de um catálogo completo de variações genômicas desta região-alvo. Por isso, a identificação de polimorfismos, na região selecionada, associadas à expressão das características fenotípicas de peso e porcentagem da gordura abdominal, são de fundamental importância para os estudos do melhoramento genético e herdabilidade avícola.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOREIRA, G. C. M.; GODOY, T. F.; BOSCHIERO, C.; GHEYAS, A.; GASPARIN, G.; ANDRADE, S. C. S.; PADUAN, M.; MONTENEGRO, H.; BURT, D. W.; LEDUR, M. C.; COUTINHO, L. L. Variant discovery in a QTL region on chromosome 3 associated with fatness in chickens. ANIMAL GENETICS, v. 46, n. 2, p. 141-147, APR 2015. Citações Web of Science: 9.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MOREIRA, Gabriel Costa Monteiro. Identificação de polimorfismos em região do cromossomo 3 da galinha associado ao desempenho de deposição de gordura. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.