Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de genes candidatos para resistência ao mosaico da cana-de-açúcar a partir da técnica de cDNA-AFLP.

Processo: 12/15060-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Luciana Rossini Pinto Machado da Silva
Beneficiário:Cibele Nataliane Facioli Medeiros
Instituição-sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Melhoramento genético   Marcador molecular

Resumo

O mosaico, doença causada pelo vírus do mosaico da cana-de-açúcar (Sugarcane Mosaic Virus - SCMV) é uma das principais viroses da cultura da cana-de-açúcar. A forma mais eficiente de controle é pela utilização de cultivares resistentes. A técnica de cDNA-AFLP tem sido utilizada para a detecção de polimorfismos genéticos entre fenótipos contrastantes sob condições controladas. Tais polimorfismos podem ser utilizados na identificação de genes candidatos e no desenvolvimento de marcadores para mapeamento genético. O presente projeto tem como objetivo identificar potenciais genes candidatos à resistência ao mosaico a partir da técnica de cDNA-AFLP. Dois cultivares de cana-de-açúcar IACSP95-5000 (resistente ao mosaico) e IAC91-1099 (suscetível ao mosaico) obtidos por cultura de tecidos serão inoculados com uma estirpe agressiva do vírus (estirpe Rib-1) em condições controladas de casa de vegetação, com três replicas biológicas para cada tempo de coleta (0, 24, 48 e 72 horas após inoculação) e respectivos controles (plantas não inoculadas). Após a inoculação, as folhas de cada cultivar serão amostradas em cada tempo de coleta para a identificação dos fragmentos diferencialmente expressos obtidos pela técnica de cDNA-AFLP. Estes fragmentos, após serem clonados e sequenciados para a identificação de sua homologia serão selecionados e utilizados para o desenvolvimento de um conjunto de pares de primers com uso potencial no mapeamento genético de regiões do genoma associadas a resistência ao mosaico da cana-de-açúcar.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, MARCEL FERNANDO; GONCALVES, MARCOS CESAR; BRITO, MICHAEL DOS SANTOS; MEDEIROS, CIBELE NATALIANE; HARAKAVA, RICARDO; DE ANDRADE LANDELL, MARCOS GUIMARAES; PINTO, LUCIANA ROSSINI. Sugarcane mosaic virus mediated changes in cytosine methylation pattern and differentially transcribed fragments in resistance-contrasting sugarcane genotypes. PLoS One, v. 15, n. 11 NOV 9 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.