Busca avançada
Ano de início
Entree

Processos culturais e literários na configuração das personagens Brás Cubas e Napumoceno

Processo: 12/15150-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Comparada
Pesquisador responsável:Rubens Pereira dos Santos
Beneficiário:Ana Maria Lange Gomes
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Estudos culturais   Literatura cabo-verdiana   Literatura brasileira

Resumo

O projeto de dissertação parte de uma análise comparativa das personagens centrais dos romances Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881) de Machado de Assis, e O testamento do senhor Napumoceno (1989) de Germano Almeida traçando um paralelo entre períodos e espaços geográficos distintos em que se situam as obras. Os romances trazem em seu cerne caráter representativo da classe burguesa de sua época, demonstrando, a partir delas, um processo cultural de globalização que se inicia no século XIX, como vemos na obra de Machado, e se adentra, com vigor, pelo século XX, percebido no romance de Almeida. Com isso, as personagens ganham um tom transnacional e híbrido.Machado de Assis (1839-1908) e Germano Almeida (1945-) são escritores representativos no cenário literário de seus países, que além de terem obras literárias significativas, se empenharam na reflexão da construção do sistema literário de seus países e participaram das discussões acerca do processo de formação.Desta forma, a pesquisa pretende investigar as semelhanças e diferenças da configuração das personagens partindo da concepção do sujeito cultural transnacional e da formação de uma identidade nacional, rastreando um movimento histórico/cultural/literário de países de heranças coloniais e sua passagem de inserção ao sistema mundial pela afirmação de uma literatura 'autêntica' nacional.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOMES, Ana Maria Lange. Processos culturais e literários na configuração das personagens Brás Cubas e Napumoceno. 2014. 193 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Assis)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.