Busca avançada
Ano de início
Entree

"caracterização molecular, citogenética e fenotípica de acessos do "complexo Saccharum" para fins de introgressão genética"

Processo: 12/15281-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 30 de novembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Luciana Rossini Pinto Machado da Silva
Beneficiário:Maria Natália Guindalini Melloni
Instituição-sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/57908-6 - Instituto Nacional de Biotecnologia para o Bioetanol, AP.BIOEN.TEM
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Diversidade genética   Marcador molecular   Melhoramento genético   Germoplasma

Resumo

A demanda crescente pelo etanol combustível como fonte de energia renovável traz uma série de novos desafios aos programas de melhoramento, uma vez que, atrelado ao aumento da produtividade será necessário o desenvolvimento de novos cultivares de cana-de-açúcar com maior produção de biomassa para sua utilização na produção de energia elétrica e etanol celulósico ou de segunda geração. A incorporação de germoplasma selvagem, como fontes de genes relacionados à fibra, perfilhamento, entre outros, constitui uma das estratégias para promover aumentos significativos de biomassa. Diante deste fato, é de suma importância a caracterização do germoplasma básico, constituído pelos acessos selvagens de cana-de-açúcar ("Complexo Saccharum") para a sua utilização como genitores em cruzamentos. O projeto tem como objetivo a caracterização agronômica, citogenética e molecular de acessos do "Complexo Saccharum". Para tanto, serão avaliados os atributos de produção (número de colmos, diâmetro e altura) e de qualidade (Pol e Fibra) em experimentos de campo de acessos selvagens, bem como a magnitude da variabilidade genética obtida por marcadores do tipo microssatélites (gênicos e de cloroplasto) destes acessos e de cultivares comerciais de interesse a serem utilizados no processo de introgressão genética. Paralelamente, serão avaliados os acessos de S.spontaneum para a investigação da presença de diferentes citótipos e a confirmação da natureza "híbrida" dos indivíduos selecionados de famílias oriundas de cruzamentos entre cultivares comerciais e acessos selvagens por marcadores microssatélites. Os resultados obtidos darão suporte ao Programa de introgressão genética do Programa de Melhoramento de Cana-de-Açúcar do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) no desenvolvimento de cultivares com níveis maiores de biomassa.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MELLONI, MARIA NATALIA G.; MELLONI, MARIA LETICIA G.; NEUBER, ANA CAROLINE; PERECIN, DILERMANDO; LANDELL, MARCOS G. DE ANDRADE; PINTO, LUCIANA R. Efficiency of Different Antimitotics in Cytological Preparations of Sugarcane. SUGAR TECH, v. 18, n. 2, p. 222-228, APR 2016. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.