Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação de um perfil de marcadores associados às desordens neurocognitivas em indivíduos portadores de HIV-1

Processo: 12/15469-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 31 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Camila Malta Romano
Beneficiário:Ana Carolina Soares de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (IMT). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Virologia

Resumo

INTRODUÇÃO: Com a introdução da terapia antirretroviral altamente ativa (HAART) a incidência de Demência Associada ao HIV (HAD) diminuiu, no entanto, nos últimos anos, os pacientes infectados há longa data, incluindo aqueles com infecção sistêmica bem controlada, começaram a apresentar problemas de memória, lentidão de raciocínio e dificuldades de concentração. As desordens neurológicas associadas ao HIV afetam a qualidade de vida, função laborativa e aderência à HAART, podendo dessa forma interferir no controle da infecção sistêmica. Diante desse cenário verifica-se que a HAD tem um grande impacto na morbidade da infecção pelo HIV-1. Muitos potenciais marcadores têm sido estudados, porém até o momento nenhum deles mostrou ser útil na pratica clínica isoladamente, portanto faz-se necessária a determinação de um objetivo, quantitativo, e escalável perfil de marcadores para HAND. OBJETIVO: Estabelecer um painel de marcadores relacionados às desordens neurológicas associadas ao HIV-1. METODOLOGIA: Serão avaliadas 80 amostras de sangue periférico e líquido cefalorraquidiano de indivíduos com sorologia positiva para HIV-1, sendo 40 diagnosticados com Alteração Neurocognitiva Assintomática, 40 diagnosticados com Desordem Neurocognitiva leve/moderada, 40 diagnosticados com Demência associada ao HIV e 40 sem qualquer alteração neurocognitiva (grupo controle). Para determinação dos marcadores virológicos a proposta é quantificar a carga viral liquorica do HIV-1 e do retrovírus endógeno humano HERV-K. Os neurofilamentos (NFL) serão pesquisados no líquor como indicadores de lesão cerebral. Para traçar o perfil de resposta do hospedeiro serão pesquisados os níveis de LPS no plasma e 42 citocinas no líquor.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Ana Carolina Soares de. Determinação de um perfil de marcadores associados às desordens neurocognitivas em indivíduos portadores de HIV-1. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Medicina Tropical de São Paulo São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.