Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência de diferentes técnicas de enriquecimento ambiental sobre variáveis comportamentais, clínicas e produtivas de galinhas poedeiras mantidas em gaiolas

Processo: 12/15730-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biologia Geral
Pesquisador responsável:Ricardo Jose Garcia Pereira
Beneficiário:Mayra Hespanhol Frediani
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Gaiolas   Enriquecimento ambiental   Galinhas poedeiras

Resumo

O sistema de criação de poedeiras em baterias de gaiolas é ainda muito defendido devido à facilidade de manejo, controle sanitário, otimização de espaço e diminuição dos custos de produção. Entretanto, verifica-se por vezes, que este sistema, em sua forma tradicional, prejudica o bem estar destas aves, crítica que tem ganhado cada vez mais a atenção e preocupação de muitos consumidores de produtos de origem animal. Esta categoria de consumidor reconhece o valor agregado de um alimento produzido sob condições de bem estar dos animais, e prefere adquiri-lo, mesmo que seu custo seja superior ao produzido de maneira tradicional. Tendo em vista a melhoria das condições de vida de poedeiras criadas em gaiolas, implementaremos dois tipos diferentes de enriquecimento ambiental para investigar seus efeitos sobre comportamentos, pododermatites e índices produtivos destas aves. Para isso, utilizaremos 30 aves da linhagem Lohmann que serão alojadas em três tipos de gaiolas: gaiolas sem qualquer enriquecimento (n = 08), gaiolas enriquecidas com poleiros (n = 08), e gaiolas enriquecidas com penduricalhos de barbante e faixas de tapete de PVC (n = 08). Espera-se encontrar uma relação entre esses enriquecimentos ambientais de baixo custo e fácil implementação, e melhorias nas condições psicológicas e fisiológicas dos animais, visando reflexos econômicos positivos. Buscamos assim, colaborar para o aprimoramento dos sistemas produtivos avícolas, para adequá-los não só as demandas do mercado mundial, como também as expectativas dos consumidores. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FREDIANI, MAYRA H.; PIZZUTTO, CRISTIANE S.; ALVES, MAIRA B. R.; PEREIRA, RICARDO J. G. Effect of simple and low-cost enrichment items on behavioral, clinical, and productive variables of caged laying hens. JOURNAL OF APPLIED ANIMAL WELFARE SCIENCE, v. 22, n. 2, p. 139-148, APR 3 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.