Bolsa 12/15721-2 - Aterosclerose, Diagnóstico por imagem - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação de lesões ateroscleróticas por ultrassom e tomografia óptica

Processo: 12/15721-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2013
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Engenharia Médica
Pesquisador responsável:Sergio Shiguemi Furuie
Beneficiário:Matheus Cardoso Moraes
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aterosclerose   Diagnóstico por imagem   Processamento de imagens   Segmentação (processamento de imagem)   Ultrassonografia de intervenção   Tomografia de coerência óptica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aterosclerose Coronáriana | Caracterização de lesões das coronárias | IOCT - Tomografia Optica Intravascular | IVUS - Ultrassom Intravascular | Reconstrução 3D | segmentação | Processamento de Imagens Médicas

Resumo

Aterosclerose é a causa da morte de milhões de pessoas anualmente no mundo, e gera bilhões em gastos, o maior dentre as enfermidades. Ela é dada pelo acúmulo de tecidos lipídicos, fibrosos, e calcificados na parede das coronárias, e pode causar infarto, ou morte cardíaca. As predominantemente lipídicas, são de alto risco e elasticidade, enquanto as calcificadas e as fibrosas são mais estáveis e menos elásticas, podendo ser tratadas com stents. Contudo, a inserção de stents pode também desencadear um novo crescimento da neo-intíma, causando uma re-estenose. O Ultrassom Intravascular (IVUS), e a Tomografia Óptica Coerente Intravascular (IOCT) são as modalidades de referência para o diagnóstico e acompanhamento dessas obstruções. Contudo, muita informação das modalidades mencionadas pode ser obtida de forma quantitativa, através de segmentação, e extração de características como textura. Adicionalmente, trabalhando essas imagens de forma dinâmica, podem-se extrair informações mecânicas. Essas informações adicionais, resultam em diagnósticos, planejamento de terapia, e acompanhamento de progressão mais precisos. Portanto, esse trabalho tem como objetivo fazer a combinação de métodos, como segmentação, extração de características, e reconstrução 3D, para auxiliar, e aumentar a precisão na caracterização de lesão aterosclerótica e estimativa do crescimento da neo-intima. Finalmente, a avaliação será feita com phantoms numéricos, físicos, e imagens reais, com suas respectivas histologias virtuais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDO MITSUYAMA CARDOSO; MATHEUS CARDOSO MORAES; SERGIO SHIGUEMI FURUIE. Realistic deformable 3D numeric phantom for transcutaneous ultrasound. Res. Biomed. Eng., v. 33, n. 1, p. 1-10, . (11/01314-3, 12/15721-2)
MORAES, MATHEUS CARDOSO; CARDONA CARDENAS, DIEGO ARMANDO; FURUIE, SERGIO SHIGUEMI. Automatic lumen segmentation in IVOCT images using binary morphological reconstruction. BIOMEDICAL ENGINEERING ONLINE, v. 12, . (12/15721-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.