Busca avançada
Ano de início
Entree

ANÁLISE FUNCIONAL DA PRESENÇA DE CROMOSSOMO B, UTILIZANDO O PEIXE CICLÍDEO Astatotilapia latifasciata COMO MODELO

Processo: 12/16288-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:César Martins
Beneficiário:Diego Ferreira Marques
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Genômica funcional   Transcriptoma   Genômica   Cromossomos B

Resumo

Os cromossomos supernumerários (cromossomos B) são elementos extras, não homólogos ao complemento A e encontram-se presentes em aproximadamente 15% das espécies de eucariotos. Estudos recentes com esses elementos tem sido mais direcionados as investigações em nível citogenético, sendo que aspectos funcionais tem sido pouco explorados. Dentre as espécies de peixes, os ciclídeos tem recebido grande interesse científico uma vez que alguns grupos terem sofrido um rápido e extenso processo de radiação adaptativa. Até o momento, cromossomos B já foram descritos para cerca de 20 espécies de ciclídeos, variando em quantidade de um a três. Quanto a dados genômicos, algumas espécies do grupo, como Oreochromis niloticus e Metriaclima lombardoi, por exemplo, já possuem genomas sequenciados e outras estão em processo de sequenciamento. Considerando os aspectos citados, atrelados à possibilidade do uso de ferramentas que integram dados genômicos e citogenéticos, o presente projeto visa identificar genes funcionais presentes no cromossomo B e seus possíveis papéis na biologia da espécie Astatotilapia latifasciata, pela análise do transcriptoma de tecidos-alvo que sofrem ação desses genes. Estas análises mostram-se promissoras na elucidação de diversas questões que norteiam a biologia dos cromossomos B, abrindo perspectivas ao esclarecimento da origem, manutenção e evolução destes elementos genômicos em eucariotos.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARQUES, Diego Ferreira. O carvalho e a mulemba : Angola na narrativa colonial portuguesa. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.