Busca avançada
Ano de início
Entree

Descrição morfológica do tubo digestório de Sphoeroides testudineus (Linneaus, 1758) (Tetraodontidae)

Processo: 12/17482-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2012
Vigência (Término): 30 de novembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Anatomia
Pesquisador responsável:Renata de Britto Mari
Beneficiário:Kainã Rocha Cabrera Fagundes
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental do Litoral Paulista. São Vicente , SP, Brasil
Assunto(s):Diodontidae   Microscopia

Resumo

Os peixes representam um grupo com grande biodiversidade em ecossistemas aquáticos. Os teleósteos têm revelado uma considerável versatilidade alimentar ao longo do desenvolvimento, até mesmo dentro de uma mesma espécie. A morfologia do trato digestório (TD) dos peixes diz respeito à ecologia de seus hábitos alimentares, determinando então a sua funcionalidade. Os peixes da ordem Tetraodontiformes apresentam duas famílias, a Tetraodontidae e a Diodontidae, sendo representados pelos baiacus. Estes peixes apresentam capacidade de expandir a cavidade corpórea, por meio de ingestão de água ou inalação de ar, na tentativa de se proteger contra predação. A espécie Sphoeroides testudineus (Tetraodontidae) ocorre por quase toda a costa atlântica do continente Americano e apresenta grande importância trófica para a dieta de várias espécies de animais marinhos, e a sua dieta é geralmente composta por crustáceos decápodes e moluscos bivalves. Assim, tendo em vista a as características evolutivas dos baiacus para adaptação ao meio, este trabalho tem por objetivo descrever a morfologia do TD de uma espécie família Tetrodontidae. Para tanto, serão utilizados 10 exemplares adultos de S. testudineus provenientes de pesca artesanal na região litorânea da Baixada Santista. Após as coletas, os peixes serão fixados com solução aquosa de formol 10%, e os segmentos do TD serão identificados, isolados e destinados ao processamento da microscopia de luz. Posteriormente cortes de 5µm de espessura serão corados com a técnica de Hematoxilina e Eosina (HE) e Tricrômio de Masson e analisados ao microscópio ótico.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FAGUNDES, KAINA R. C.; ROTUNDO, MATHEUS M.; MARI, RENATA B. Morphological and histochemical characterization of the digestive tract of the puffer fish Sphoeroides testudineus (Linnaeus 1758) (Tetraodontiformes: Tetraodontidae). Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 88, n. 3, S, p. 1615-1624, NOV 2016. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.