Busca avançada
Ano de início
Entree

Fibras ópticas especiais para sensoriamento de temperatura e deformação por efeitos ópticos não lineares (espalhamento Raman e Brillouin)

Processo: 12/19587-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 26 de janeiro de 2013
Vigência (Término): 25 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Sidney José Lima Ribeiro
Beneficiário:Danilo Manzani
Supervisor no Exterior: Tanya Monro
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Adelaide, Austrália  
Vinculado à bolsa:10/20776-5 - Fibras ópticas especiais à base de óxido de telúrio para aplicações ópticas não lineares, BP.PD
Assunto(s):Óptica não linear   Fibra óptica

Resumo

O projeto aborda a realização de estágio de pesquisa no exterior, no Institute for Photonics and Advanced Sensing (IPAS), na University of Adelaide, em Adelaide, Austrália, através do programa BEPE - Pós Doutorado por um período de 12 meses. O trabalho visa preencher uma lacuna e dar novas contribuições no desenvolvimento e implementação experimental de fibras ópticas microestruturadas (FOM) como sensores em tempo real de temperatura e deformação, através do estudo dos efeitos ópticos não lineares de espalhamento Raman e Brillouin. Este projeto complementa perfeitamente o trabalho de pós-doutoramento em execução, intitulado Fibras ópticas especiais à base de óxido de telúrio para aplicações ópticas não lineares (Processo FAPESP 2010/20776-5). O grupo Australiano tem produzido trabalhos importantes na área e domina a técnica de extrusão que permite reprodutibilidade e a construção de fibras ópticas estruturadas. FOM serão produzidas a partir das preformas otimizadas e caracterizadas, as quais serão submetidas a testes de sensibilidade frente à variação de temperatura e deformação distribuídas ao longo da fibra óptica, através do monitoramento do deslocamento Raman e Brillouin (efeitos ópticos não lineares) do sinal óptico transmitido na saída da fibra. A partir dos resultados obtidos, o intuito é a construção do dispositivo sensor baseado em fibras ópticas microestruturadas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MANZANI, DANILO; SOUZA JUNIOR, JOAO B.; REYNA, ALBERT S.; SILVA NETO, MANOEL L.; BAUTISTA, JESSICA E. Q.; RIBEIRO, SIDNEY J. L.; DE ARAUJO, CID B. Phosphotellurite glass and glass-ceramics with high TeO2 contents: thermal, structural and optical properties. DALTON TRANSACTIONS, v. 48, n. 18, p. 6261-6272, MAY 14 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.